Angola

As 10 melhores praias de Angola

O guia turístico "10 melhores praias de Angola" tem como objectivo apresentar as praias que constituem-se nos principais pontos de atracção turística, quer pela beleza como pelo ambiente de lazer e conforto que elas proporcionam.

Dentre as várias praias que existem em Angola, neste artigo segue-se uma lista daquelas que são tidas com as melhores praias do país em termos de beleza natural, qualidade da agua, ambiente de lazer proporcionado, bem como o público que atraem.

Numa lista resumida apresenta-se as 10 melhores praias de Angola que são as seguintes:

1ª – Ilha de Luanda

A ilha de Luanda é uma língua de terra e areia que se prolonga em frente à Baía de Luanda. Com uma extensão de 7 km de praia, a ilha de Luanda está a apenas alguns minutos do centro da cidade capital.

A ilha é um dos principais destinos turísticos quer pela localização estratégica, beleza, areia e ondas que proporcionam um bom ambiente de lazer.

Além disso, a ilha está cheia de bares, restaurantes e discotecas, alguns destes bares/restaurantes, possuem áreas  privativas para os clientes..

2ª – Praia da Restinga

Localizada na cidade portuária do Lobito, em Benguela, a Restinga é uma praia com a costa e o fundo cobertos com areia fina e macia, com um tom dourado, a praia é muito famosa pela beleza e pelo incrível ambiente de lazer que proporciona.

A praia da Restinga é sem dúvidas uma das mais limpas e lindas que há no país, possui características semelhantes com a Ilha de Luanda.

Com águas transparentes e areias brancas, o local transmite uma verdadeira sensação de paz de espírito e conexão com a natureza.

O local é mais do que apropriado para levar a família, num final de semana, que de acordo aos visitantes, é uma experiência incrível, e quase que dá vontade de ficar muito mais tempo no local.

O lazer começa na suave água quente e areia macia e estende-se nos diversos lugares de elevado luxo presentes nas proximidades da praia, como é o caso de hotéis e restaurantes, com vistas para o mar, que transmitem uma ideia de lazer infinito.

Ir a praia da Restinga é sinónimo de lazer e satisfação, sendo que, além dos encantos do mar, pode igualmente apreciar a incrível obra natural que é a Restinga.

3ª – Praia do Sumbe

Sumbe é uma praia bonita e escassamente povoada, localizada na cidade do Sumbe, província de Cuanza Sul.

Conhecida pela sua beleza natural, a praia Sumbe possui areia fina e dourada na praia e no fundo.

Pelo ambiente relaxante e de conforto que a praia oferece, o local é apropriado para passar um final de semana com a família ou amigos, numa experiência verdadeiramente relaxante e de lazer.

Devido aos encantos e o ambiente de lazer proporcionado pela praia Sumbe, o local é apropriado para passeios à noite e reuniões românticas. A praia é essencialmente rasa, com a descida do fundo suave, torna-se necessário percorrer uma distância considerável até profundidade.

Está área dispõe de lojas de conveniência, unidades hoteleiras, restaurantes, e muito mais. Em média os preços praticados são bastante económicos. Todos estes pormenores tornam a praia Sumbe num ambiente verdadeiramente incrível.

A praia é sem sombras de dúvidas, uma das melhores do país, pelo que, a visita ao local é quase uma obrigação, atendendo a paz de espírito que a praia Sumbe proporciona aos visitantes.

4ª – Praia morena

Localizada na vila de Benguela, a praia Morena é uma praia popular da cidade, com um litoral longo e largo.

A praia é de longe uma das melhores de Benguela e certamente está entre as 10 melhores do país, quer pela beleza proporcionada pela água limpa, transparente, pura e quente durante a temporada de praia, areia branca e macia, como pelo incrível ambiente de lazer que o local oferece.

Além de oferecer um ambiente puro e de relaxe, a praia morena é excelente lugar para nadar, apanhar sol, jogar vólei, windsurf, surf ou caiaque.

Dentre as diversas qualidades desta incrível praia, destacam-se as óptimas condições para descansar com a família, apreciar as grandes palmeiras perenes, bem como outros espaços verdes.

Para complementar o incrível ambiente deste magnífico lugar, há nas proximidades inúmeras unidades hoteleiras e restaurantes.

5ª – Praia do Sangano

Sangano é uma praia pequena e bonita, localizada na província do Bengo, a 100 km da capital Luanda. Sendo o tempo de viagem estimado em uma hora e meia.

A praia do Sangano é um local com muito sossego, paisagens incríveis e água morna, proporcionando um agradável ambiente de lazer mais do que propício para estar com a família e amigos.

O litoral e o fundo são cobertos com areia fina e macia. Entrada na água é suave, o mar perto da costa é raso.

Para complementar o incrível ambiente proporcionando pela beleza e sossego da limpa e calma praia, existe nas proximidades unidades hoteleiras, restaurantes, cafés, centros de aluguer de equipamentos de natação e equipamentos para a prática de desportos aquáticos.

Ao longo do perímetro de Sangano, crescem árvores altas e perenes, à sombra das quais os viajantes descansam.

Todos estes factores contribuem para o incrível sossego e beleza desta incrível praia, que é com total certeza, uma das melhores do país.

6ª – Cabo Ledo

Localizado a 120 km a sul de Luanda, o Cabo Ledo é uma larga enseada situada em pleno Parque Nacional de Quissama, na província do Bengo.

A vasta extensão das praias de águas transparentes do Cabo Ledo, a beleza das imensas falésias no entorno de uma extensa faixa de areia branca torna o cabo Ledo num local deslumbrante, também propício à prática de surf e de pesca desportiva.

As ondas do Cabo Ledo, são consideradas de categoria mundial, de acordo com alguns sites de surf internacionais, sendo deste modo, ideais para quem quer aprender a arte dos desportos aquáticos de prancha.

A par do encanto proporcionado pela beleza do mar, o Cabo Ledo possui, também, um inestimável valor histórico, pois em 1648 aqui desembarcou a frota que, vinda do Brasil, recuperou Angola para o domínio português, após sete anos sob dominação holandesa.

Para complementar o magnífico ambiente de lazer proporcionado pelo mar de águas transparentes e uma extensão incrível de areais brancas, nas proximidades do cabo Ledo há uma quantidade infinita de lugares incríveis como é o caso de resort, bares e restaurantes.

O cabo Ledo é sem dúvida o local ideal para frequentar com amigos, família ou passar um fim-de-semana romântico longe do ambiente agitado da capital angolana.

Como chegar em Cabo Ledo

Tomando a estrada em direcção à Barra do Kwanza, a partir de Luanda, chegará a Cabo Ledo cerca de 130 km depois. Saindo cedo, a viagem dura cerca de uma hora e meia.

7ª – Ilha do Mussulo

O Mussulo é outra língua de areia perto da cidade de Luanda, está a alguns quilómetros a sul do centro da cidade, e tem mais de 30 Km de comprimento.

A água aqui é ainda mais quente do que no resto de angola e não existem quaisquer ondas dando impressão de mega lago natural de mar.

O lazer começa logo no princípio, tudo porque a melhor forma de ir ao Mussulo é mesmo de barco, a partir do embarcadouro do Benfica, ou ainda no terminal marítimo de Capossoca.

No Mussulo é possível encontrar alguns resorts, mas existem sobretudo bastantes casas particulares (algumas ridiculamente luxuriosas) com praias quase particulares, com muito pouca ou mesmo nenhumas pessoas.

Apesar do Mussulo ser muito perto do centro de Luanda, o ambiente é total diferente, muito relaxada.

Frequentada por muitos turistas, o Mussulo é tido como sendo um lugar perfeito para escapar ao stress por algumas horas e relaxar ao sol.

A par desta incrível proposta de relaxe, as praias são obviamente espectaculares, com palmeiras e água quente, proporcionando um magnífico ambiente de lazer e conforto.

Então já sabe, ser procura por lazer, conforto e águas quentes propícias para uma tarde inesquecível com a família e não só, o Mussulo é uma grande alternativa.

8ª – Baía Azul

Localizada ao sul da província de Benguela, a Baía Azul possui 3 km de extensão.

O seu nome deve-se às águas de forte tom azul da região, a Baía Azul é considerada a “mãe” das praias de Benguela muito por conta da sua imponente beleza, sendo deste modo um dos destinos turísticos naturais mais importantes do país.

Apesar de estar muito distante do centro da cidade, a Baía Azul é uma praia muito limpa, clara, com um mar azul deslumbrante, um verdadeiro encanto para o lazer.

Além disso, tem restaurantes de qualidade nas proximidades com preços acessíveis e uma gastronomia mista (local e internacional).

Com água super limpa, areia branca e o magnífico ambiente de lazer que oferece, a Baía azul é certamente uma das mais lindas praias de Angola.

9ª – Praia da Caotinha

Quando se fala das 10 melhores praias de Angola, é quase obrigatório falar da magnífica praia da Caotinha, que é sem dúvidas, uma das mais lindas do país.

A Praia da Caotinha é uma das mais bonitas do país, localizada na Província de Benguela, que é reconhecida por uma costa rica em praias de rara beleza.

A praia da Caotinha, conhecida por ser uma praia muito linda e limpa, é uma praia pequena.

É possível chagar à ela, contornando o Morro da Caota, uma zona bem frequentada e muito visitada pela sua beleza e pela natureza bem preservada.

Além da incrível beleza e natureza bem preservada, a praia da Caotinha é muito frequentada, por conta da sua boa localização, encontrando-se próximo à cidade em relação às outras.

Deslumbrante pela combinação de rochas e pelas águas transparentes que fazem dela um excelente ponto para os amantes de mergulho e da pesca desportiva, a praia da Caotinha é um verdadeiro encanto, tendo sido incluído na lista das candidatas às sete maravilhas de Angola.

Portanto, se estiver a fim de combinar lazer com encanto, não deixe de visitar a praia da Caotinha.

10ª – Baía Farta

Localizada na província de Benguela, a Baía Farta é uma praia caracterizada pela sua beleza natural, proporcionada pela água rasa, quente e azul, ideal para levar a família.

Além da água azul, rasa e temperatura amena, a praia é bastante espaçosa e tem montanhas, rochas e restaurantes mas imediações.

Com uma extensão enorme de areia branca, o local é perfeito para uma caminhada. Visitada por muitos casais em fase de lua-de-mel, o local é classificado como sendo uma praia muito linda e perfeita. Por esta e outras razões ela é sem sombra de dúvidas, uma das melhores do país. Para quem ama combinar lazer com sossego, é quase obrigatório visitar a Baía Farta.

Com este guia turístico poderá usufruir de uma visita completa as 10 melhores praias de Angola. Diga-nos, por favor, se este artigo foi útil para si nos comentários abaixo.

Bom proveito!

pt_PTPortuguês