Kwanza Norte

Fortaleza de Cambambe

A Fortaleza de Cambambe é um monumento nacional de Angola, estas ruínas forma construídas no ano de 1604 por colonizadores e servia como uma base militar. Saiba o que a Fortaleza de Cambambe representa nos dias actuais para a cultura angolana.

Fortaleza de Cambambe é um património nacional, que conta com ruinas construída em 1604 por colonizadores portugueses e tornou-se um Monumento Nacional através do Decreto Provincial nº 67, de 30 de Maio de 1925.

O Ministério da Cultura, em parceria com a empresa privada Odebrecht viu a necessidade de fazer obras de requalificação e preservar a história de Angola e para concretizar este projecto, em 2013 deu-se inicio a reconstrução e foi concluída em 2017, entregue para o Governo Angolano no dia 18 de abril de 2017, dia em que se assinalava o dia internacional dos monumentos e sítios.

Localização

O centro turístico-cultural está Localizado na província do Kwanza Norte, município de Cambambe, a Fortaleza tem sido um ponto que tem recebido bastantes turistas na província, ao longo dos últimos 3 anos.

De base militar para monumento nacional

A Fortaleza de Cambambe era usada como uma base militar dos portugueses, e esta base também era usada como prisões de alta segurança onde os escravos eram capturados e mantidos trancados na fortaleza até ao momento que eram levados para a europa e a américa com o objectivo de serem comercializados, e armazéns para produtos que era encontrado nas terras colonizadas.

Factos que marcantes da fortaleza

Na década de 1600 os portugueses já estavam com uma estratégia militar avançada se comparada com a defesa nacional, existia um governador-geral e este nomeava os seus comandantes e dava a eles os respectivos territórios que deveriam ser ocupados e explorados, por esta razão, havia a necessidade de se construir uma fortaleza, para se defenderem contra as forças inimigas.

O primeiro contacto com o povo nativo foi uma relação de amizade. Posteriormente o povo nativo passou a ter como principal inimigo, os colonizadores quando sentiram-se ameaçados e perceberam de que estavam a ser escravizados, milhões de escravos eram vendidos para o trabalho esforçado, e dai surgiu uma serie de conflitos em que os nativos foram dominados pelos colonizadores.

Gestão do monumento nacional

A Fortaleza de Cambambe actualmente esta sobre a responsabilidade do administrador local, da igreja católica, e conta com apoio da PRODEL – EP que a empresa responsável pela gestão da barragem de Cambambe, e é monitorada pelo Ministério da Cultura.

Com este guia poderá usufruir de uma visita completa monumento nacional Fortaleza de Cambambe. Diga-nos, por favor, se este artigo foi útil para si nos comentários abaixo.

Bom proveito!

 

anuncie portal turistico anuncie portal turistico
pt_PTPortuguês