O Mercado do Artesanato é a maior praça de Angola em que se comercializa peças que representam a cultura nacional e um pouco da história de África, está localizado ao sul de Luanda, a praça está operacional a mais de 30 anos, a sua antiga localização era no distrito do Benfica, actualmente o mercado encontra-se localizado no Morro da Cruz, próximo o Museu Nacional da Escravatura.
O povo e sua etnia
No Mercado do Artesanato encontra-se a história do povo Angolano que está dividida pelas tribos, em Angola encontra-se 3 grupos étnicos, em primeiro temos os ovimbundos, maior parte da população pertence a este grupo étnico, em segundo temos os quicongos, em terceiro temos os bacongos que encontra-se representados pelo menor número da população.
O que encontrar no mercado
No Mercado do Artesanato é possível encontrar o seguinte:
- Instrumentos Musicais: Reco-reco, o batoque, a marimba e o quissanje;
- Cestos feito de palha;
- Roupas e bijuterias;
- Mascara, Mapas e outras Estátuas feitas de troncos das árvores;
- Quadros pintados a mão, também existe no mercado quadros que são feitos apenas com areia, isto mesmo feitos com areia ao invés de um pincel e tinta.
Motivos para visitar o Mercado do Artesanato
Não se visita Angola sem saber da sua verdadeira história, não se visita Angola sem levar uma lembrança que simboliza este povo caloroso.
As estátuas que são feitas a mão com as madeiras nacionais são usadas para decorações como; salas de moradias, restaurantes, hotéis, bares e outros. Se não quiser levar peso as alternativas podem ser; pulseira missanga, traje africano, porta chave e outros.
A mudança do Mercado do Artesanato do Benfica para o Morro da Cruz
Como uma forma de atrair mais turistas para o Museu Nacional da Escravatura, houve a necessidade do governo realocar o Mercado do Artesanato do Benfica para o Morro da Cruz, próximo ao Museu Nacional da Escravatura, também é uma estratégia para os visitantes do museu puderem adquirir peças duplicadas do Museu e não só, como lembrança de Angola.
Fazedores de artista deste mercado
Os grandes artistas e chefes de famílias, além de esculpirem grandes obras de arte, com uma entrega de corpo e alma, também são os mesmos que fazem as comercializações dos seus produtos.
Conhecer as raridades angolanas no Mercado do Artesanato
Conheça algumas das raridades Angolanas no Mercado do Artesanato, ao visitar o Mercado os fazedores de arte, fazem questão de lhe explicar o significado de cada peça de uma obra de arte e o que está obra representa na vida do povo Angolano, com destaque serão mencionada as seguintes raridades:
Estátua da Palanca Negra Gigante: É um animal de uma espécie rara existente apenas em Angola, na província de Malanje, é o símbolo representante da seleção de futebol Angolana.
Mascara Mwana Pó: É uma Estátua da cultura Tsokwe, que representa a mulher bonita
Quadro com pintura de um Imbondeiro: O imbondeiro é uma planta oriunda de África existente a mais de 100 anos, e que nos tempos primórdios os sobas reuniam a população para resolver problemas relacionados com aldeia.
Quadro da Negra de Carapinha Dura: Este quadro representa a vida de uma mulher batalhadora angolana abandonada pelo seu marido, que luta para dar sustento aos seus filhos.
Conheça o tronco preto usado para fazer estátua
As estátuas no Mercado do Artesanato são feitas de troncos de madeiras de cor castanha, branca e a de cor preta. O tronco de madeiras de cor preta é uma madeira rara que existe apenas em angola é usada para esculpir as obras, esta madeira preta nasce no meio de um tronco de madeiras castanhas.
Com este guia turístico poderá usufruir de uma óptima visita ao Mercado do Artesanato. Diga-nos, por favor, se este artigo foi útil para si nos comentários abaixo.
Bom proveito!