Cunene

Barragem de Calueque

A Barragem de Calueque na sua génese destinava-se em regular o fluxo de águas fluviais, a captação de águas para as actividades agrícolas bem como para o abastecimento público. Construída na fronteira entre Angola e a Namíbia.

História 

Barragem de Calueque foi construída entre 1972 e 1974, no município de Ombadja na Província do Cunene, mais concretamente no leito do rio Cunene.

Foi construída para dar respostas à diversos problemas de natureza diversa, tais como: electricidade, irrigação e distribuição pública de água de Angola e para o norte da vizinha República da Namíbia.

Dentre os principais objectivos que norteiam a construção da Barragem, destacam-se os seguintes:

  • Promover a regularização fluvial do Cunene;
  • Optimização da produção da central hidroeléctrica associada à Barragem do Ruacaná;
  • Armazenamento de água para uso doméstico e desenvolvimento do Cunene,
  • Armazenamento e transferência de água para o norte da República da Namíbia.

Denominado Calueque-Oshakati Water Scheme, este processo consiste em alimentar um grande esquema de irrigação e abastecimento destinado ao consumo humano centrado na Barragem de Olushandja.

A Barragem de Calueque é certamente um dos grandes impulsos para o desenvolvimento da província do Cunene, pois, contribui fortemente para a irrigação que abrange 90 000 hectares de terrenos agrícolas.

Principais Atractivos

A grande estrutura de betão com corpos hidráulicos incorporados, erguida sobre o rio Cunene possui 20 metros de altura e 2600 metros de comprimento.

Além da sua grande utilidade, a barragem é um lugar que tem vindo proporcionar muito lazer tanto à população local com aos visitantes, quer pelas belas paisagens naturais, a grande variedade de aves, flores e animais.

O verde envolvente, as práticas da população residente, os nenúfares o redor do rio, a manada de bois pertencente aos produtores locais que bebem agua nas imediações do rio, proporcionam um ambiente verdadeiramente incrível.

A par disso, há uma pequena praia na margem esquerda do rio, que concentram centenas de pessoas que buscam por diversão e outros praticam a pesca (pratica bastante comum na região).

Na margem oposta (direita) é possível contemplar uma grande variedade de ruinas de casas da era colonial, pertencentes às primeiras populações de Calueque, bem antes mesmo da construção da barragem em 1972-74.

Não deixe de visitar

O mais incrível ao visitar a Barragem de Calueque não são somente as belas paisagens e a paz de espirito que o local oferece.

Grande parte do lazer é proporcionado pela história de Calueque e pela grande importância e impacto que a barragem e o rio têm na vida da população, que vive essencialmente da pesca, agricultura e a criação de gado.

Visitar a Barragem de Calueque é sinonimo de puro lazer, onde se associa a diversão ao conhecimento, sobre a população, a importância da barragem e do rio para a população local.

Este é um dos lugares que não podes deixar de visitar.

anuncie portal turistico anuncie portal turistico
pt_PTPortuguês