Huíla

Capela da Nossa Senhora do Monte

Localizada na província do Lubango, a Capela da Nossa Senhora do Monte é a par da Estátua do Cristo Rei, um dos lugares de maior atracção turística da província de Huíla e que muitos visitantes tem recebido.

A Capela da Nossa Senhora do Monte encontra-se localizada num dos topos da Serra da Chela, em Huíla, o local, além de um santuário de peregrinação religiosa que se reveste de grande simbolismo e importância para a comunidade católica, é igualmente um dos maiores pontos turísticos da cidade que anualmente atraí milhares de turistas provenientes de várias partes do mundo.

Breve historial da Capela da Nossa Senhora do Monte

Segundo dão conta fontes históricas, a construção da capela é marcada por duas fases distintas ao longo do tempo.

A primeira fase foi iniciada com a construção da capela primitiva orientada pelo pedreiro Jacinto Rodrigues e o carpinteiro João da Silva, no ano de 1902.

A primeira missa campal foi celebrada no dia 15 de Agosto de 1902, ainda com a capela em construção.

A partir do dia 15 de Agosto de 1903 a população do Lubango passou a dirigir-se à capela para celebrar a romaria que se tornou tradicional;

Ao passo que a segunda fase começou em 1919, sendo que, João Henrique de Azevedo idealizou e desenhou uma capela mais ampla e que podia ser visível a partir de qualquer canto da vila e foi inaugurada em 1921.

Apesar de ter sido construída outra capela no cimo da Serra da Chela, o local continuou a ser insuficiente para albergar os fiéis, pois, o local era visitado por muita gente.

Assim, no sentido de acomodar mais féis, o arquitecto Frederico Ludovici concebeu um projecto a céu aberto num espaço abaixo a capela onde são hoje realizadas as missas do mês de Agosto, altura em que o fluxo de féis é maior.

Como chegar à Capela da Nossa Senhora do Monte do Lubango

O acesso a capela é feito através de uma estrada asfaltada que serpenteia a serra numa distância aproximada de 300 metros até ao espaço destinado a missa campal que é um plano.

Para ter acesso à capela, é necessário subir pelo menos uma escadaria de 200 metros, sendo que, a capela encontra-se localizada no cimo da serra da Chela.

Principais actividades realizadas na Capela da Nossa Senhora do Monte

No início, o local era apenas reservado para a elite portuguesa, com o passar do tempo, este importante património cultural passou a ser um espaço de adoração frequentado por féis de várias nacionalidades e extractos sociais.

A Capela da Nossa Senhora do Monte, é o símbolo do catolicismo na província da Huíla, alem da peregrinação religiosa, anualmente milhares de pessoas vistam o local para ter contacto com a historia que vem do seculo passado, e aproveitar a bela vista proporcionada pelo local, uma vez que a Capela encontra-se numa posição de realce a Serra de Chela, podendo ser vista de todos os pontos da vila.

Não deixe de visitar a Capela da Nossa Senhora do Monte

Quando visitar a Província do Lubango, não deixe de visitar a Capela da Nossa Senhora do Monte, este importante património cultural, erguida no século XX é um dos locais que mais atrai visitantes na província, muito por conta do simbolismo que ela acarreta bem como pela paz de espírito que proporciona aos visitantes.

Sendo deste modo uma das paragens de carácter obrigatória para quem vista a província da Huíla, portanto, já sabe se visitar a província não deixe de visitar a Capela da Nossa Senhora do Monte.

pt_PTPortuguês