Luanda

Palácio de Ferro

O Palácio de Ferro é uma obra de arte do internacional francês Gustave Eiffel o mesmo Eng. que projectou a famosa Torre Eiffel de Paris, descubra em que ano foi construído e como se tornou um espaço cultural, aberto ao público.

O Palácio de Ferro é um edifício histórico de Luanda, em Angola, que segundo fontes históricas, há fortes possibilidades de ser da autoria de Gustave Eiffel. Informação esta, confirmada em 2015, quando a embaixada de França em Angola classificou o Palácio de Ferro como uma obra de autoria de Gustave Eiffel.

Segundo relatam as referidas fontes, que o conjunto original dos vários pavilhões que constituem o Palácio tenha sido desenhado por Gustave Eiffel para uma exposição internacional, sendo mais tarde adquiridas e montadas em Luanda pela Companhia Comercial de Angola, no ano de 1896.

Localização

Localizado na baixa de Luanda, o Palácio de Ferro é um edifício histórico de Luanda, que as fontes históricas acreditam ser da autoria de Gustave Eiffel, o mesmo que desenhou a Torre Eiffel, em Paris, França, a estrutura está composta por um piso e três salas de exposições.

O edifício possuiu uma original decoração em filigrana metálica e tem um soberbo avarandado envolvente, sendo o melhor exemplar da arquitectura de ferro em Luanda e em Angola.

Principais atractivos

Além da emblemática estrutura, o palácio de ferro conta com uma exposição fotográfica temporária denominada ‘memória e processo de restauro do Palácio de Ferro’, com a duração de três meses, que retracta o processo de restauração e revitalização do Palácio de Ferro.

Com estas exposições, a gestão do palácio, pretende manter viva a memória histórica do palácio, contando a história desde a data do seu surgimento, em 1890, passando pela primeira década de 2000, altura em que se dá início ao processo de revitalização e culminando com a reinauguração, em 2016.

Além da visita guiada, nas suas diversas salas são desenvolvidas actividades como teatro, música, poesia e muito mais, tudo para tornar a visita mais atractiva e agradável.

Utilidade do Palácio de Ferro

O Palácio de Ferro é contemporâneo da Torre Eiffel e do Palácio de Cristal no Porto, a estrutura é um exemplar único em Luanda e uma referência urbana.

Após a degradação em meados do século XX, e consequente recuperação, actualmente sob tutela do ministério da cultura de Angola, está a ser estudada a possibilidade da estrutura albergar o Museu do Diamante, restaurante, centro cultural e até mesmo a ser a sede do ministério da cultura.

Apesar desta indecisão, o local continua sendo bastante visitado muito por conta da bela e rara estrutura colonial, projectada por Gustave Eiffel.

Visitar o palácio de Ferro

Este emblemático património cultural, constitui-se num dos principais pontos de atracção turística da cidade capital, sendo entanto uma paragem obrigatória.

Com as entradas gratuitas, encontra-se actualmente aberto ao público, porém por conta da pandemia da Covid-19, as visitas são permitidas em número reduzido e sob fortes medidas de biossegurança.

A par de todo lazer e viagem ao passado proporcionado por este importante património, nas imediações do palácio, há uma variedade de hotéis, restaurantes, lojas, cafés e outros lugares para completar a magia.

Este belo património cultural construído no século XIX, é certamente um dos lugares a ter em conta quando se trata de combinar lazer, aprendizado, a visita neste local proporciona uma viagem de dois séculos verdadeiramente incrível.

Portanto, se estiver em Luanda, não deixe de visitar o palácio de Ferro, e viaje literalmente no tempo, desfrutando das diversas actividades realizadas no local bem como da história sobre a reconstrução presente nas exposições realizadas de forma temporária no Palácio de Ferro.

Diga-nos, por favor, se este artigo foi útil para si nos comentários abaixo.

Bom proveito!

 

 

pt_PTPortuguês