História
Namibe deriva da palavra “namib”, uma expressão proveniente da língua nama que tem o significado de “lugar vasto e distante”. Namibe é uma província de angola com encantos naturais, fundada em 1849. Antes da chegada dos português em Angola a província chamava-se Chitoto Chabotua, que significa “buraco dos passarinhos”.
Pós colonização, antes independência de 1975 a província chamava-se moçamedes, actualmente é o nome da capital e do município sede.
Surgiu como uma pequena aldeia habitada por caçadores, pescadores, pastores e outros ofícios. Actualmente é uma província com uma economia sustentável, democracia, com nova infraestruturas.
Geografia e dados demográficos
A província do Namibe (antiga Moçamedes) situa-se no litoral sul de Angola, sendo limitada a norte pela província de Benguela, a leste pela província da Huíla, a oeste pelo oceano Atlântico, a sul pelo rio Cunene e pela República da Namíbia.
Tem uma área aproximada de 57.091 km2 e uma fronteira marítima atlântica de cerca de 480 km.
A província está divida por 5 municípios que são os seguintes:
- Namibe
- Bibala
- Virei
- Camucuio
- Tômbua
A sua capital é a cidade de Namibe, a qual fica a 1.234 km de Luanda e a 225km de Lubango. A cidade foi fundada em 1840 e, até 1985, teve o nome de «Moçâmedes».
População
A língua nacional mais falada é o português. Os grupos étnicos em maioria são os Nhaneca-Humbi e Herero.
Os bosquimanes (Khoisan) estão presentes em pequenas comunidades nesta região de Angola.
Como chegar
Para chegar à esta província existe 3 meios de transporte que podem dar acesso ao Namibe.
1. Transportes aéreos com a companhia TAAG Linhas Aéreas de Angola ou com a companhia Fly Angola. O ponto de partida é no aeroporto doméstico de Luanda, com destino ao aeroporto internacional Welwitschia Mirabilis (Namibe). Para quem está em uma outra província de Angola, devera fazer um voo com escala à Luanda e depois dar continuidade até ao destino anteriormente citado. Em média a viagem tem duração de aproximadamente 1hora de Luanda até Namibe.
2. Transportes Rodoviários com a Macon com o ponto de partida em Luanda estrada principal da Gamek até à Namibe, ou ainda com a AngoReal com ponto de partida em Luanda no bairro São Paulo.
3. Para quem está em Lubango poderá chegar no Namibe através dos transportes ferroviários com a companhia Caminhos de Ferro de Benguela (CFB) que tem como destino apenas Lubango até Namibe. Para compra dos bilhetes de passagem devera se dirigir na Estação de Comboio de Moçamedes.
Onde ficar
A província do Namibe dispõe de belezas, naturais, praias lindas, deserto, rios, montanhas e outras atrações turísticas. Para visitar estes locais sugeridos poderá se hospedar nas seguintes redes hoteleiras:
- Hotel Chik Chik Namibe;
- Hotel Infotur Namibe;
- IU Hotel Namibe;
- Flamingo Lodge (Deserto do Namibe);
- Lodge Vila Doroteia.
Se pretender arrendar uma moradia de curto prazo no Namibe poderá visitar o nosso website Boa Estadia.
Transporte
Há 3 maneiras de locomoção dentro da província, que podem ser as seguintes:
- Rent a Car (Expedia);
- Candogueiro (Táxi automobilístico que leva mais de 8 passageiros) cobra-se 150 Kwanza por viagem que são aproximadamente 0,23 Dólar Norte Americano e 0,20 Euro. O mesmo acontece com as cupapatas.
- Cupapatas (Táxi motorizado).
Pratos típicos e onde comer
A gastronomia é baseada na maior riqueza da província: o peixe e outros frutos do mar. O Mufete é um na prato típico da província.
Onde Comer
Para provar da gastronomia nacional e internacional poderá visitar os seguintes restaurantes na província do Namibe:
O que fazer
Conhecer a Welwistchia Mirabilis
O símbolo desta província é a planta Welwistchia Mirabilis. É uma planta existente apenas em uma parte do mundo que é na província do Namibe, e está planta cresce no meio do deserto.
Visitar o deserto do Namibe
O Deserto do Namibe, é uma das mais importantes fontes de humidade consiste em neblinas e nevoeiros que provêm do mar e que, durante a noite, penetram dezenas de quilómetros terra adentro: as águas da Corrente Fria de Benguela interagem com o ar quente e originam o nevoeiro – um nevoeiro que representa vida porque contribui para a sobrevivência das inúmeras pequenas criaturas das dunas.
O deserto do Namibe ocupa uma área de 310.000 km2 e é dos desertos mais antigos e estéreis do mundo. A sua área ocupa uma extensão que corre ao longo da costa atlântica, desde o Rio Olifants, na Província do Cabo, África do Sul, até São Nicolau, hoje Bentiaba, no Sul de Angola.
Ocupa uma plataforma rochosa entre o Oceano Atlântico e as escarpas do platô interior. Montanhas isoladas erguem-se do deserto e as enormes dunas de areia podem atingir 400 m de altura.
Visitar a Baía dos Tigres
A Baia dos Trigres oferece aos seus visitantes esplêndidas praias e interessantes zonas para a prática de desporto, nomeadamente a pesca submarina. As praias mais conhecidas são as das Miragens, Praia Azul, Praia Amélia, Praia das Barreiras e Praia dos Flamingos.
Outros pontos de visita obrigatória
Existe um leque de opções para fazer nesta província, abaixo seguem-se alguns pontos turísticos que não podem deixar de serem visitados:
- Águas Termais do Centro Turístico da Mutípa, Pediva, Ndolondolo
- Quedas de Água do Monte Negro
- Foz do Rio Cunene, com excelentes condições para a prática de pesca desportiva, desportos náuticos e caça submarina
- Parque Nacional do Iona, com uma área de 15.150 Km2 foi constituído em 1937. As principais espécies animais são a zebra da montanha e o guelengue
Festas
As Festas da Cidade acontecem a 4 de Agosto e as Festas do Mar realizam-se durante todo o mês de Março e são muito concorridas com concertos musicais e provas desportivas, com destaque para o automobilismo.
O que trazer na mala
- Roupa de verão;
- Roupas específicas para desertos (roupas com protecção solar);
- Chapéu e óculos de sol;
- Botas para desertos;
- Chinelos, sandálias;
- Protector solar;
- Câmara fotográfica;
- Dinheiro vivo (ainda vivemos muito da economia informal);
- Cartão de vacinas (caso venha de fora do país);
- Boa disposição!
Dicas para gerir as suas expectativas
- Concordar com as diferenças culturais (relativismo cultural);
- As vias na município são de fácil acesso, ruas sem trânsito. O que permite o visitante deslocar-se de um lugar para outro com muita facilidade;
- É normal deparares-te com mulheres semi-nuas a andar pelas ruas do Namibe. Faz parte da cultura “Mukubal”;
- Em algumas regiões é bem provável que haja a falta de energia eléctrica;
- Algumas regiões não tem a cobertura de rede das telefonias moveis de Angola. Neste Caso é aconselhado a trazer um telefone via satélite que nem a Thuaraya;
- Ao fazer uma visita em alguns rios e outros pontos, requer a permissão das autoridades locais. As autoridades fazem um ritual em espécie de oferenda ou sacrifício, com objectivo de invocar espíritos que darão a permissão para se realizar a visita;
O que levar para casa
Ao fazer uma visita à pronvíncia do Namibe, certamente que conheceras novas experiências e aprenderas novas regras de vivência deste povo. Para tornar o momento da marcante, aqui vão as dicas do levar à casa:
- Catato, são lagartas comestíveis;
- Tirar uma foto com os Himbas, se quiser conhecer mais sobre as regras de conivência desta tribo clique aqui e veja o sobre artigo cultural disponível no nosso website.
- Levar peças de artesanato local (Missanga, Pensador do Futuro). Estas peças podem ser encontradas no Museu Provincial do Namibe.
Agora poderá usufruir de uma visita completa à província do Namibe. Diga-nos, por favor, se este artigo foi útil para si nos comentários abaixo.
Bom proveito!