Zaire

Gruta de Zau Evua

As Grutas de Zau Evua é magnífico lugar formado por paredes misteriosas. Em algumas cavernas a luz do sol é penetrante, e em outras a escuridão toma conta o tempo todo. Saiba mais sobre mito e lendas da Gruta.

A Gruta de Zau Evua é um conjunto de rochas enormes que apresenta uma beleza natural única e linda de se apreciar. Beleza no seu interior e no seu exterior.

É considerada como um património cultural nacional, estas rochas no seu interior formam cavernas. Existe um pequeno lago com áreas bastantes verdes que tornam as cavernas atrativas.

Localização

A Gruta Zau Evua fica localizada na província do Zaire. Fica a uma distância de 80 km do município sede M’Banza Kongo.

Para chegar até a Gruta faz-se um percurso de carro. Durante o percurso é notável lindas paisagens das florestas extensas que liga o município sede até ao destino final.

Mitos e Lendas

A Gruta de Zau Evua é considerada como um lugar sagrado. Isto porque nos tempos primórdios havia sido realizado uma missa, por um padre católico.

Para ter acesso ao interior da gruta, é necessário a autorização das autoridades locais.

As autoridades locais fazem rituais, invocando os seus ancestrais. Somente após a realização dos rituais as visitas são autorizadas e guiadas pelas autoridades.

As autoridades locais dobram os joelhos antes da entrada e começam a orar em língua nacional kikongo.

Após a oração as autoridades locais (Sobas), batem as palmas por 3 vezes. Pedindo assim uma autorização a um ser misterioso. Que permite a entrada do visitante.

No interior da Gruta existem escritas nas paredes. Segundo relatos estas escritas foram feitos por habitantes desta região.

Na altura os habitantes usavam este lugar para esconderem-se dos comerciantes de escravos.

Acampar na Gruta de Zau Evua

Próximo a gruta não existem sinais de estabelecimentos de hospedagem. No caso de querer ficar. Recomenda-se que o visitante esteja acompanhado de kits de acampamento.

Como foi referido anteriormente, as autoridades sempre estarão por perto para garantir a segurança e estadia do visitante até ao momento do regresso.

O Encanto das Grutas

A Gruta de Zau Evua, no seu exterior é cercada por rochas de diversas cores, com maior presença as cores brancas, doiradas e vermelhas.

No interior as paredes apresentam uma cor verde, como se tivessem cobertas de perolas.

Um dos pontos que mais chama atenção aos visitantes na Gruta de Zau Evua é o pequeno lago que se encontra no seu interior. São paisagens que elevam o estado de espirito do visitante.

pt_PTPortuguês