Luanda

Memorial Dr. António Agostinho Neto

O memorial Dr. António Agostinho Neto é monumento histórico que conta a trajetória do primeiro presidente de Angola, descubra o que fazer neste local.

O Memorial Dr. António Agostinho Neto, também conhecido como o Foguetão, é um monumento construído na capital Luanda em homenagem a António Agostinho Neto, primeiro presidente da República de Angola.

Este importante monumento foi inaugurado no 17 de Setembro de 2012, pelo Presidente Cessante da República Eng.º José Eduardo dos Santos. Com o objectivo de perpetuar a memória do primeiro Presidente como Líder da Luta de Libertação, Estadista, Homem de Cultura e Humanista.

Conforme estabelecido no seu Estatuto Orgânico, o Memorial tem como finalidade a investigação e preservação da vida e obra do Dr. António Agostinho Neto, assim como promover o conhecimento da cultura africana e a formação artística.

Principais características do Memorial Dr. António Agostinho Neto

Com uma área de 18 hectares, o Memorial Dr. António Agostinho Neto, tem um bloco central que comporta o sarcófago, onde repousam os restos mortais de Agostinho Neto.

Além do antigo Foguetão de 120 metros de altura, o Memorial conta ainda com estruturas importantes, tais como:

  • Museu;
  • Galeria de exposições;
  • Salas multiusos e de formação;
  • Biblioteca;
  • Videoteca;
  • Centro de documentação.

Todos estes subsistemas fazem parte deste grande sistema de informação, que combinados proporcionam uma incrível experiencia a todos os visitantes, numa verdadeira demonstração de democratização do acesso à informação.

A parte exterior, bem cuidada, é agradável, com a sua praça principal, tribuna, parque de estacionamento e a enorme avenida de 500 metros para desfiles de circunstância.

O Memorial Dr. António Agostinho Neto, é com certeza absoluta uma das paragens obrigatórias da cidade capital, este magnífico sistema de informação, proporciona aos visitantes uma agradável experiência, muito por conta dos diversos recursos de informação que possui.

O local recebe anualmente centenas de visitantes, desde estudantes à pessoas singulares, quer por lazer como por busca de conhecimentos referentes a vida e obra de Dr. António Agostinho Neto e não só.

Principais actividades que o local acolhe

Localizado no distrito Urbano das Ingombotas, na rua da praia do Bispo, em Luanda, este espaço propõe-se a ser um centro de formação e divulgação artística.

Parte da programação do centro gira em torno das oficinas de cerâmica, madeira, metal e artes gráficas.

No MAAN (siglas pelos quais é conhecido o memorial), também decorrem, frequentemente, workshops de literatura, teatro, música, dança contemporânea e programas de férias com múltiplas actividades.

Ao mesmo tempo, este é lugar de espectáculos, exposições, tertúlias e palestras, com uma programação variada.

O local conta ainda com programas de férias para crianças, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento de habilidades artísticas.

A importância do MANN é, pois, fundamental para entender um período vital da história do país. Tanto é que o Ministério da Cultura de Angola, elevou este importante património, a categoria de Património Histórico e Cultural de Angola.

Exposições no Memorial Dr. António Agostinho Neto

O memorial conta com exposições temáticas e monografias de artistas e emergentes, bem como os pertences do primeiro presidente de Angola;

Ao visitar o local poderá conhecer o emblemático discurso de proclamação de independência, além da possibilidade de fazer investigações nos diversos subsistemas de informação que compõem este importante monumento cultural do pais, como é o caso da videoteca e biblioteca.

O Memorial Dr. António Agostinho Neto é um verdadeiro espaço de lazer e conhecimento, com uma historia rica e uma combinação entre os principais sistemas de informação existentes..

Com este guia turístico poderá conhecer mais sobre a vida e obra do primeiro presidente de Angola, Dr. António Agostinho Neto. Diga-nos, por favor, se este artigo foi útil para si nos comentários abaixo.

Bom proveito!

pt_PTPortuguês