Benguela

O que fazer em Benguela

Benguela é uma província de Angola, este guia vai mostrar-lhe alguns pontos turísticos que merecem uma visita obrigatória na província. Descubra qual é o clima, como chegar e muitas e outras surpresas.

colina resort

Benguela é uma cidade e município, capital da província de Benguela, localizada na parte oeste do território angolano, no ponto de vista turístico a província de Benguela apresenta uma variedade de pontos turísticos super atractivos que vão desde estruturas emblemáticas, obras naturais, locais extraordinários como hotéis e praias incríveis que proporcionam verdadeiro lazer a quem visita esta magnífica cidade.

Condições meteorológicas médias de Benguela

Em Benguela, o Verão é curto, quente, abafado e de céu parcialmente encoberto; por sua vez, o Inverno é curto, morno e de céu quase sem nuvens.

Durante o ano inteiro, o tempo é seco. Ao longo do ano, em geral a temperatura vária de 20 °C a 33 °C e raramente é inferior a 19 °C ou superior a 35 °C.

Dado ao clima da província de Benguela, em termos turísticos, vale relembrar que as melhores épocas do ano para visitar Benguela e realizar actividades de clima quente são do meio de Maio ao início de Agosto e do início de Setembro ao meio de Outubro.

Temperatura

A estação quente permanece por 1 mês e meio, de 6 de Abril a 24 de Maio, com temperatura máxima média diária acima de 32 °C. O dia mais quente do ano é 3 de Maio, cuja temperatura máxima média é de 33 °C e a mínima média é de 25 °C.

A estação fresca permanece por 2 meses e meio, de 5 de Julho a 21 de Setembro, com temperatura máxima diária em média abaixo de 29 °C. O dia mais frio do ano é 29 de Julho, com média de 20 °C para a temperatura mínima e 28 °C para a máxima.

Tal como acontece um pouco por todo país (Angola), a província de Benguela é uma das que se beneficiou do elevado desenvolvimento sociocultural, e do ponto de vista do turismo, Benguela possui lugares e estruturas de elevado nível turístico, que garantem muito lazer a quem visita Benguela.

Conheça as Vias de transporte

Importa igualmente salientar que no sector das vias de acesso aos principais lugares turísticos da província, com o passar do tempo verificaram melhorias significativas, como é o caso de uma nova estrada na cidade de Benguela, a reforma do aeroporto e a reconstrução da linha féria de Benguela. Todas estas acções conjugadas com os diversos pontos turísticos, garantem um ambiente de elevado lazer a quem visita a província de Benguela.

De modo a facilitar a deslocação de pessoas, a província de Benguela conta actualmente com dois aeroportos sendo o Aeroporto 17 de Setembro (recebe pequenos voos domésticos) e o Aeroporto Militar da Catumbela.

Como já referido, graças a reconstrução das estradas, actualmente é possível viajar de carro para Benguela, a viagem torna-se igualmente incrível por conta dos diversos pontos turísticos e paisagens visualizadas ao longo da via. Para quem quiser apreciar os diversos encantos desta cidade, recomenda-se que se faça a viagem de carro.

Pontos turísticos indispensáveis de Benguela

Existe uma série de lugares e paisagens de elevado requinte turístico na cidade de Benguela, lugares estes considerados indispensáveis para quem procura por lazer.

Ir à Benguela e não visitar a Baía Azul, Praia Morena, Igreja nossa senhora do pópulo, ponta do sombreiro, praia Caota, reserva parcial do búfalo e o Estádio Nacional de Ombaka, é como falar da história da língua portuguesa e não falar de Luís de Camões, impactantes pela beleza, história e incrível ambiente de lazer que proporcionam, estes importantes pontos turísticos têm atraídos turistas de diversos pontos do mundo.

Conheça a Baía Azul

Baía Azul é uma parte selvagem da praia urbana de Morena, localizada no subúrbio de Benguela. Na Baía azul é possível encontrar vários hotéis e resorts, alguns deles com preços mais populares.

A praia é caracterizada por uma areia fina e macia. Ao longo do perímetro existem árvores altas, que criam uma boa sombra e ar puro, onde os turistas descansam do sol escaldante que faz na região.

A oeste de Baía Azul, existem montanhas, falésias e colinas que lembram o Grand Canyon.

A água do mar é quente, azul, e como não há tantas ondas, a praia caracteriza-se como sendo um destino mais do apropriado para idosos, crianças e para quem quiser relaxar e descansar.

Entre as diversas actividades praticadas na areia fina da praia destacam-se os jogos de vólei, futebol, além disso os turistas apanham o sol, fazem castelos de areia, caminham ao longo da costa, há igualmente os que gostam de praticar surf, windsurf e outras actividades desportivas aquáticos, embora não seja a melhor praia para surfar.

Conheça a incrível praia Morena

Situada na cidade de Benguela, a praia morena é certamente um dos locais que mais turistas tem atraído ao longo dos tempos, banhada pelo oceano atlântico, a praia morena não é somente a mais limpa e linda praia de Benguela mais sim de todo país.

Segundo os dados turísticos da província, a praia regista vários visitantes pela beleza e sua super preservada estrutura.

Conheça a Praia da Caota

A Praia da Caota é uma das praias mais visitadas da região e fica há escassos 10 quilómetros de distância do centro da cidade de Benguela.

A praia tem uma combinação perfeita de rochas e águas cristalinas, o que a torna propícia para quem quer tomar um banho e fazer mergulho sem se preocupar com ondas fortes.

Bem próximo à Praia de Caota, você também poderá conhecer a Praia da Caotinha, com apenas 100 metros de extensão e águas extremamente limpas e cristalinas.

Um outro aspecto importante é o facto de poder ver de perto a fauna e flora marítimas em uma experiência inesquecível de mergulho.

Conheça o Estádio Nacional de Ombaka

Ao visitar Benguela, uma das paragens obrigatórias, é sem sobra de dúvidas o moderno estádio Multiuso de Ombaka construído em 2009 para albergar a até então inédita Copa das Nações Africanas de futebol de 2010 organizada em Angola.

Com a capacidade para albergar até 35 mil pessoas sentadas, o estádio Nacional de Ombaka, é um dos 4 estádios mais recentes e modernos que existe em todo território angolano.

O moderno estádio de Ombaka, é sem sombra de dúvidas uma das mais emblemáticas estruturas da província de Benguela, o que com certeza absoluta representa um grande avanço em termos de modernização e turismo para a província.

Visite a emblemática Igreja Nossa Senhora do Pópulo

A Igreja Nossa Senhora Do Pópulo, foi construída em meados do século XVII, actualmente está classificado como Monumento Histórico Nacional, e hoje caracteriza-se como um dos principais pontos turísticos da cidade quer pela beleza estética como pela rica história.

Segundo fontes históricas, a Igreja Nossa Senhora do pópulo é possivelmente a primeira construção de pedra e cal da cidade, é o único do género em toda a África Austral.

As mesmas fontes consideram que, nela se faziam os enterros dos Europeus até 1838 altura em que foi inaugurado o cemitério da cidade. Por esta e muitas outras razões, este importante monumento histórico tem sido ao longo dos tempos uma espécie de paragem obrigatória para diversos turistas vindo de diversas partes de angola.

Ponta do Sombreiro

A Ponta do Sombreiro também é um ponto turístico interessante de Benguela, e recebeu esse nome porque fica localizada em uma grande rocha de formato circular, parecendo um sombreiro mexicano.

Este emblemático ponto tem aproximadamente 130 metros de altura e oferece uma vista incrível para o mar. Por isso, acabou se tornando um dos pontos mais procurados pelos turistas em Benguela.

Conheça a incrível Reserva Parcial do Búfalo

A reserva parcial do búfalo foi criada no ano de 1974, e fica a aproximadamente 30 quilómetros de carro do centro da cidade Benguela.

A reserva tem mais de 400 quilómetros quadrados e o seu ponto mais alto chega a 1210 metros acima do nível do mar.

Nesta reserva, vários animais e plantas exóticas de África são preservados, além de várias formações rochosas que datam de centenas de milhares de anos.

Vários animais são protegidos na reserva, como leões, hipopótamos e babuínos, sendo que o búfalo-negro é a atracção principal da reserva, justamente por estar correndo risco de extinção devido à caça ilegal.

Conheça a Gastronomia de Benguela

Em termos gastronómicos, vale salientar que a província de Benguela apresenta uma gastronomia mista sendo esta, caracterizada pela presença de pratos típicos da região, produzidos com milho, como o pirão, além de muamba, calulu e mandioca.

Um outro facto da cultura gastronómica a realçar é o facto da preparação de pratos com folhas de feijão, milho e abóbora ser uma constante.

Além dos pratos típicos de Benguela, podemos encontrar na região pratos referentes a gastronomia internacional, oferecidos pelos mais variados hotéis nas proximidades de cada um dos pontos turísticos da província

pt_PTPortuguês