Huambo

O que fazer no Huambo

Conheça a província do Huambo que também é conhecida como a Nova Lisboa, saiba quais são os melhores lugares que não podem deixar de serem visitados, conheça o morro do moco o ponto mais alto de Angola, visite o museu nacional antropológico.

Do ponto de vista turístico a Província do Huambo constitui-se como sendo um dos principais destinos turísticos de quem visita Angola, além de belas paisagens naturais a província do Huambo é igualmente rica em construções e monumentos icónicos com lindas histórias que se caracterizam como os principais destinos dos turistas da província.

Os primeiros portugueses apaixonaram-se por esta terra, chegando a denomina-la por “Nova Lisboa“, pelo ambiente que oferece, segundo alguns estudos, a cidade do Huambo é muito semelhante à capital portuguesa.

A antiga Nova Lisboa tem mais de 1 milhão de habitantes em sua área urbana, ela é cercada por belas e incríveis paisagens naturais. É uma das cidades que mais cresce em Angola e continua sendo um dos principais destinos turísticos do país.

Porque visitar a província do Huambo

Dentre as diversas razões para visitar a cidade do Huambo, destaca-se a variedade de montanhas por ser um território com uma altitude acima do nível do mar e a mãe natureza deu uma beleza que faz qualquer viajante repetir o passeio, além das diversas estruturas emblemáticas, beleza e o bom clima, a população do Huambo é incrivelmente hospitaleira facto este que torna a província num espaço mais do apropriado para o turismo.

O clima da província vem complementar o que há de magnífico desde a sua natureza à gente vivente.

Em termos turísticos, a província é uma excelente opção para levar a família e amigos para conhecerem os diversos pontos turísticos da província, e pelos encantos que a mesma oferece em termos turísticos, é quase garantido que o turista volte mais de uma vez.

Principais pontos turísticos do Huambo

Se estiver no Huambo em busca de lazer e quiser apreciar de perto os encantos desta belíssima província angolana, é quase obrigatório visitar locais emblemáticos como é o caso dos seguintes pontos

  • Famoso morro do moco (ponto mais alto de Angola);
  • Reserva florestal do Kavongue;
  • Estátua do primeiro presidente angolano;
  • Museu Antropológico Municipal de Huambo;
  • Sé Catedral do Huambo.

Conheça a reserva florestal do Kavongue

Para quem gosta de aventuras e de apreciar a natureza, ao visitar a província do Huambo recomenda-se que visite a Reserva Florestal do Kavongue, Localizada a 20 km de distância do centro urbano da cidade do Huambo, a Reserva conta com uma área de preservação ambiental com aproximadamente 39 km2.

Conheça o ponto mais alto de Angola

Um grande ponto turístico que tem atraído vários turistas é o emblemático morro do moco, impactante pela beleza natural, o Morro do Moço é o maior ponto turístico da província não só pela espectacular beleza natural, mas sim pelo facto de ser o ponto mais alto de Angola.

Localizado no município de Ekunha, a cerca de 4 km a sudeste do município sede, o Morro do Moco mede cerca de 2.620 m de altura, o ponto é muito procurado pelos praticantes de rapel, voo livre e canoagem.

Visite a emblemática estátua do primeiro presidente Angolano no centro urbano da cidade

Na área urbana da capital, os turistas podem fazer um passeio pela região central, em que se encontra a estátua de Agostinho Neto, o primeiro presidente da República de Angola, uma das figuras mais decisivas do processo de independência de Angola.

Para complementar a incrível visita à estátua de Agostinho Neto, há nas proximidades do local, uma variedade de boas lojas e restaurantes, com itens de produção artesanal de qualidade superior, podendo terminar a incrível experiência da visita, saboreando os pratos típicos da gastronomia local e internacional, vale a pena visitar.

Conheça a Sé catedral do Huambo

Ao visitar a cidade do Huambo, uma das paragens obrigatórias, é sem sombras de dúvidas a Sé Catedral do Huambo. Localizada no centro da cidade, na avenida da independência, a estrutura começou a ser construída no seculo XX, mais concretamente no ano de 1937.

A Sé catedral do Huambo, é dedicada à Nossa Senhora da Conceição, padroeira da arquidiocese do Huambo desde 1940. Por ser um dos monumentos mais bonitos da província do Huambo, a estrutura encanta com o seu simpático estilo colonial e paredes brancas e azuis é um dos símbolos da arquitectura da cidade, e tem atraído diversos turistas, a Sé Catedral do Huambo, é igualmente um dos pontos da cidade que vale a pena visitar.

Conheça Huambo visitando o museu nacional antropológico

Para todos, e de forma particular os amantes da história e dos monumentos culturais, é quase uma lei visitar a província e parar no Museu Antropológico Municipal do Huambo.

Com histórias da cultura das tribos e povos da província do Huambo, o museu é uma das principais fontes para conhecer mais da cultura das tribos e povos que fazem parte da província, portanto, não deixe de visitar o espectacular Museu Antropológico Municipal de Huambo, que mantém uma série de fragmentos arqueológicos, além de roupas, utensílios, obras de arte e artesanatos populares. É uma forma diferente de entrar em contacto com a riqueza cultural local.

O museu tem sido um dos grandes pontos de interesse turístico de todos que visitam a província do Huambo, e pela magnífica experiência proporcionada pelos profissionais de informação deste importante sistema de informação, os visitantes viajam literalmente para o passado por conta da história presente em cada uma das fontes que se encontram no museu. Esta incrível experiência têm encantado todos os visitantes.

Além dos diversos pontos turísticos referidos, a província do Huambo é de facto um lugar ideal para o turismo, consideravelmente, com vários pontos de lazer. O estilo musical “sungura” é o mais popular e não tem como não dançar o seu ritmo na língua local umbumdu. Cantores como Justino Uandanga, Bessa Teixeira e Sabino Henda, estão entre os mais queridos do país.

Conheça a flora e a fauna do Huambo

Para os amantes da fauna, vale salientar que a cidade tem uma fauna diversa com o rinoceronte, hipopótamo, a girafa, o leão, o crocodilo e o elefante dando-lhe as boas-vindas ao lado de centenas de aves, répteis e antílopes que por ali percorrem em busca de melhores pastos.

Pode também encontrar várias espécies de plantas que na sua maioria usadas para dar suporte à medicina tradicional, muitas das plantas desta localidade servem para combater doenças, e receitas de beleza para mulheres.

Como chegar ao Huambo

A província do Huambo conta com um aeroporto, sendo este o Aeroporto Albano Machado. Além disso, pelo excelente estado das estradas é possível chegar ao Huambo de carro, saindo da capital angolana, Luanda em 7 horas de elevado prazer, proporcionado pelas incríveis obras naturais ao longo da via.

Entretanto, só durante a viagem é possível saber que estamos perante a uma das três província mais belas de Angola.

pt_PTPortuguês