Muxima - Kissama

Mama Muxima é um santuário localizado no município da Kissama, fazia parte da província do Bengo, e em 2011 passou a pertencer a província de Luanda, descobre as belezas e histórias que a Kissama tem para mostrar a si e ao mundo.

History

A Mama Muxima é um santuário católico de adoração que encontra-se localizado na província de Luanda, no município de Kissama. Outrora este município pertenceu a província de Bengo até o conselho de ministro aprovaram o decreto (Lei número 29/11, de 1 Setembro) que desassociou 2 antigos municípios do Bengo para passarem a pertencer a província de Luanda (Ícolo Bengo, Quissama).

Muxima means heart in Kimbundu and its church has been a national monument since 1924.

Buildings and iconic spots

É nesta área que se encontra o Kissama National Park and the Igreja de Nossa Senhora da Muxima, locais obrigatórios para uma visita.

Church of Our Lady of Muxima
A Igreja de Nossa Senhora de Muxima alberga o santuário da Nossa Senhora da Muxima, o qual recebe anualmente milhares de peregrinos, sobretudo na altura da Festa da Nossa Sra. da Muxima, em Setembro.Foi construída entre 1641 e 1648 após a transferência da imagem da Nossa Senhora da Muxima pelos holandeses para esse local.Situa-se em Muxima a cerca de 130 km de Luanda.

Muxima fortress
It was erected in 1599 by Portuguese forces on a hill on the left bank of the Kwanza River, as a defense of the prison that served there as a warehouse for goods and slaves. It was also declared a national monument in 1924.

Kissama National Park
75 km south of Luanda, Kissama National Park has a total area of 9600 km², located between the Atlantic Ocean, the Kwanza River and the Longa River.

It has an establishment for visitors, an inn and several bungalows.

In 1938 it was established as a game reserve and in 1957 it was transformed into a national park.

Vegetation varies greatly from the banks of the Kwanza River to the interior of the Park, with mangroves, dense forest, savannah, scattered trees, cacti, baobab and large areas of trees.

The fauna is also abundant and varied. There are African manatees (Trichechus senegalensis), red sables (Equinus hippotragus), talapoins (Miopithecus talapoin) and sea turtles. There is also a wide variety of birds.

The spellings Quiçama, Quissama and Kisama are also frequent.

What to do

Para aproveitar os momentos na Kissama, poderá fazer Safari no Parque Nacional da Kissama, e fotografar a diversidade de animais que este parque dispõe, ou ainda poderá dar um passeio de barco nas margens do maior rio de Angola, Kwanza river.

Com este guia turístico poderá usufruir de uma visita completa a Kissama. Diga-nos, por favor, se este artigo foi útil para si nos comentários abaixo.

Enjoy it!

en_GBEnglish (UK)