Lunda Sul

Lunda Sul é uma das 18 província de Angola. Venha descobrir a terra dos diamantes, como chegar neste província e várias outras dicas de como gerir as expectativas de viagem.

História

Lunda-Sul é uma província de Angola situada no nordeste do país. Antes da chegada da colónia portuguesa, as terras de Lunda Sul eram território de vários povos bantos, das etnias chócues,ganguelas, e algumas frações de lubas. Esses três povos começaram a se organizar politicamente no século XVI.

Lunda-Sul situa-se na zona planáltica, caracterizada por relevos não superiores a uma cota de 1000m.

Saurimo era a antiga capital da província do Lunda, mas com a divisão da mesma em duas províncias (Lunda Sul e Lunda Norte), permaneceu como capital de Lunda Sul no ano de 1978.

Geografia e dados demográficos

A província da Lunda Sul dispõe de uma área de 77 636 km² e a sua capital é Saurimo. Actualmente a província está subdivida em 4 municípios que são os seguintes:

  • Dala
  • Kakolo
  • Mukonda
  • Saurimo

Clima

O clima da província e predominantemente tropical-húmido, com temperaturas que oscilam entre os 34ºc máximo e 22ºc mínima.

População

Com uma população de aproximadamente 516.077, parte da população é constituída maioritariamente pela etnia Lunda-Tchokwe, para além de outros grupos etnolinguísticos tais Bangalas, Xinge, Minungos, Luvales, M´bundas e Balubas, esses últimos é uma fusão, oriúndos das regiões do Moxico e Lunda-Norte.

A língua nacional mais falada na província é o Tchokwe.

Povo Lunda-Tchokwe

O povo Lunda-Tchokwe, sendo maioritariamente da Lunda Sul, possui uma rica tradição histórica e cultural, tendo em conta o valor das letras das suas canções folclóricas e danças tradicionais, tais como: Macoopo, Txianda, Txissela, Txiliapanga, Miting, Muquixi, etc.Este povo também herdou uma fabulosa riqueza étnografica e a sua escola escultórica é das mais notáveis de toda a África.

No âmbito da cultura, existem vários grupos de danças, centros recreativos, agrupamentos musicais, grupos de teatro. Assim como monumentos de arquitectura civil, religiosa, e sítios históricos.

Natureza

As florestas são densa e sempre verdes, acompanhando os interflúvios ou as nascentes dos rios. Aqui, observa-se ainda savanas de arbustos, savanas arborizadas e florestas secas.

A província tem várias espécies de animais: elefantes, golungos, nunces, palancas vermelhas,  hipopótamos, leões, jacarés, crocodilos, onças, cabras, gatos bravos, e serpentes, tais como jibóias, cobra voadora, surucucu, cusdeira, entre outros.
Em relação às aves, podem-se ver abutres, andorinhas, águias, cegonhas, garças, pica peixe, galinha do mato, perdizes, patos bravos, entre outros.

Os rios mais importantes da província são o Mombo,o rio Luachi, Chicapa, Luachimo, Chiumbe e o rio Cassai, que nasce na região de Alto Chicapa, a uma altura de 1.300m.

Os outros rios são o  Muanguês, o Cuango, Luó, Luavuri, Cucumbi e o Luzia.

Maior parte destes rios é possível a prática de pesca desportiva.

Como chegar

Existe duas formas viáveis para se chegar na província da Lunda Sul. Para quem vem do exterior do país, o ponto de partida é a cidade de  Luanda que é a capital de Angola, fica a cerca de 1.040 km e Lucapa a 135 km de Saurimo. Luanda é o ponto de intercessão que liga as demais províncias. Para viajar de vôo de uma província que não seja Luanda, é necessariamente primeiro fazer um vôo de escala à Luanda.

Por um lado temos o transporte aéreo como uma dos meios de a serem usados para se chegar à província. Existe um aeroporto (Aeroporto Deolinda Rodriguez), em Saurimo, para aviões de pequeno e grande porte. Para adquirir um bilhete da companhia TAAG deverá chegar ao  aeroporto doméstico de Luanda com destino à Lunda Sul ou ainda poderá fazer uma reserva online.

Por outro lado é possível chegar à província por via rodoviária. Saindo de Luanda, chega-se a Saurimo através de Malange. Para adquirir um bilhete de passagem com destino à Lunda Sul, deverá chegar em uma das lojas da companhia rodoviária interprovincinal Macon, com lojas na Gamek-vila, Golf2 kimbango, Camama e outras agências distribuída em vários pontos da cidade.

Onde ficar

Depois de descobrir como chegar à província dos diamantes, vem a próxima questão, onde deverá ficar hospedado ao visitar à província? Esta questão já não será mais um problema enquanto o portal Welcome To Angola estiver aqui como o seu guia turístico.

A leque de opções de lugares para à hospedagem na Lunda Sul, dentre os quais podemos destacar as seguintes opções:

Transporte

Para conhecer melhor a província seránecessário um meio de transporte que pode tirar um visitante de um lugar para este. Nesta secção o portal irá mostrar quais são os meus de transporte que poderá usar dentro da província da Lunda Sul, que são os seguintes:

Serviços de Rent a Car, maior parte das unidade holeteleiras mencionadas na secção anterior dispõe deste serviço, com viaturas sofisticadas.

Moto Táxi, se quiser chegar em algum lugar de forma rápida poderá usar estes serviços de cupapata, leva o passageiro até ao seu destino final.

Táxi Azul Branco, poderá ainda se deslocar nesta província com os candogueiros, carro que leva em media 13 passageiros, com sua paragens específicas.

Pratos típicos e onde comer

Nesta província pratica-se a agricultura de subsistência tendo como principais culturas a mandioca, o milho, o arroz, a ginguba, a batata-doce e o inhame. Também se pratica a pesca artesanal.

Os pratos típicos são a Kizaca, o funge e a carne seca. São muito apreciados os pratos com folhas (mandioca, feijão e outros).

 

Para degustar da gastronomia da Lunda Sul poderá fazer uma visita as barracas de mercados informais, ou ainda aos seguintes restaurantes:

O que fazer

A província da Lunda sul dispõe de lugares com paisagens exóticas e que não podem deixar de serem visitados, dentre os quais podemos mencionar os seguintes:

Visitar as quedas

  • Quedas do Luachimo
  • Quedas do rio Luaxi
  • Quedas do rio Chicapa
  • Quedas do rio Chiumbe
  • Quedas de Samussanda

Monumentos históricos 

  • Monumento Religioso da Nossa Senhora de Lurdes, construído em 1930.
  • Monumento Religioso da Missão Católica, construído em 1948, fica situado no Saurimo ao lado do Bispado.
  • Monumentos de Arquitectura Civil de interesse: Residência dos antigos funcionários da Administração Pública, Residência do Governador, Edifício dos CTT, Delegação da Endiama e a antiga Sede do Governo.
  • Sé Catedral de Saurimo

O que trazer a mala

Para ter uma viagem completa deverá trazer os seguintes itens na mala:

  • Roupa de verão
  • Óculos de sol
  • Creme hidrante para a pele
  • Fatos de banho
  • Repelente
  • Câmera fotógrafica
  • Dinheiro em espécie, alguns mercados informais não trabalham com o atendimento de cartões de crédito
  • Telefone Turaya

Dicas para gerir as suas expectativas

  • Em algumas aéreas da província não tem cobertaura das redes móveis.
  • Poderá enontrar várias empresas e moradias a fuincionarem com energias alternativas de geradores.
  • Para tomar banho em algum rio deverá pedir dicas aos residentes se é permitido ou não, fazer o mergulho sem a autorização da entidades tradicionais.
  • Algumas prestações de serviços tal como, da restauração, transporte, hotelaria e outros, podem não satisfazer as necessidades do cliente de modo à que desejava ou esperava para ser.

O que levar para casa

As esculturas são muito conhecidas, principalmente as máscaras feitas em madeira. Também produz peças de cestaria e de barro.

Como primeira dica de uma lembrança para levar em casa poderá levar o Estátua Mwana Pó. Segunda dica podera levar roupas de trajes africanos feitas à mão. Terceira e uma dica poderá levar um disco do ritmo sassacokwe.

Finalmente poderá usufruir de uma visita completa à cidade dos chokwe Diga-nos, por favor, se este artigo foi útil para si nos comentários abaixo.

Bom proveito!

pt_PTPortuguês