- Cidade do Namibe
História
Namibe deriva da palavra “namib”, uma expressão proveniente da língua nama que tem o significado de “lugar vasto e distante”. Namibe é uma província de angola com encantos naturais, fundada em 1849. Antes da chegada dos português em Angola a província chamava-se Chitoto Chabotua, que significa “buraco dos passarinhos”.
Pós colonização, antes independência de 1975 a província chamava-se moçamedes, actualmente é o nome da capital e do município sede.
Surgiu como uma pequena aldeia habitada por caçadores, pescadores, pastores e outros ofícios. Actualmente é uma província com uma economia sustentável, democracia, com nova infraestruturas.
Geografia e dados demográficos
A província do Namibe (antiga Moçamedes) situa-se no litoral sul de Angola, sendo limitada a norte pela província de Benguela, a leste pela província da Huíla, a oeste pelo oceano Atlântico, a sul pelo rio Cunene e pela República da Namíbia.
Tem uma área aproximada de 57.091 km2 e uma fronteira marítima atlântica de cerca de 480 km.
A província está divida por 5 municípios que são os seguintes:
- Namibe
- Bibala
- Virei
- Camucuio
- Tômbua
A sua capital é a cidade de Namibe, a qual fica a 1.234 km de Luanda e a 225km de Lubango. A cidade foi fundada em 1840 e, até 1985, teve o nome de «Moçâmedes».
População
A língua nacional mais falada é o português. Os grupos étnicos em maioria são os Nhaneca-Humbi e Herero.
Os bosquimanes (Khoisan) estão presentes em pequenas comunidades nesta região de Angola.
- Os Muimbas
Como chegar
Para chegar à esta província existe 3 meios de transporte que podem dar acesso ao Namibe.
1. Transportes aéreos com a companhia TAAG Linhas Aéreas de Angola ou com a companhia Fly Angola. O ponto de partida é no aeroporto doméstico de Luanda, com destino ao aeroporto internacional Welwitschia Mirabilis (Namibe). Para quem está em uma outra província de Angola, devera fazer um voo com escala à Luanda e depois dar continuidade até ao destino anteriormente citado. Em média a viagem tem duração de aproximadamente 1hora de Luanda até Namibe.
- TAAG – Linhas Aereas de Angola
2. Transportes Rodoviários com a Macon com o ponto de partida em Luanda estrada principal da Gamek até à Namibe, ou ainda com a AngoReal com ponto de partida em Luanda no bairro São Paulo.
3. Para quem está em Lubango poderá chegar no Namibe através dos transportes ferroviários com a companhia Caminhos de Ferro de Benguela (CFB) que tem como destino apenas Lubango até Namibe. Para compra dos bilhetes de passagem devera se dirigir na Estação de Comboio de Moçamedes.
- Macon
- CFB
Onde ficar
A província do Namibe dispõe de belezas, naturais, praias lindas, deserto, rios, montanhas e outras atrações turísticas. Para visitar estes locais sugeridos poderá se hospedar nas seguintes redes hoteleiras:
- Hotel Chik Chik Namibe;
- Hotel Infotur Namibe;
- IU Hotel Namibe;
- Flamingo Lodge (Deserto do Namibe);
- Lodge Vila Doroteia.
- Hotel Infotur Namibe
- Hotel Chick Chick Namibe
Se pretender arrendar uma moradia de curto prazo no Namibe poderá visitar o nosso website Boa Estadia.
Transporte
Há 3 maneiras de locomoção dentro da província, que podem ser as seguintes:
- Rent a Car (Expedia);
- Candogueiro (Táxi automobilístico que leva mais de 8 passageiros) cobra-se 150 Kwanza por viagem que são aproximadamente 0,23 Dólar Norte Americano e 0,20 Euro. O mesmo acontece com as cupapatas.
- Cupapatas (Táxi motorizado).
- Serviço de moto táxi (Cupapata)
Pratos típicos e onde comer
A gastronomia é baseada na maior riqueza da província: o peixe e outros frutos do mar. O Mufete é um na prato típico da província.
- Mufete
Onde Comer
Para provar da gastronomia nacional e internacional poderá visitar os seguintes restaurantes na província do Namibe:
O que fazer
Conhecer a Welwistchia Mirabilis
O símbolo desta província é a planta Welwistchia Mirabilis. É uma planta existente apenas em uma parte do mundo que é na província do Namibe, e está planta cresce no meio do deserto.
- Welwitschia Mirabilis
Visitar o deserto do Namibe
O Deserto do Namibe, é uma das mais importantes fontes de humidade consiste em neblinas e nevoeiros que provêm do mar e que, durante a noite, penetram dezenas de quilómetros terra adentro: as águas da Corrente Fria de Benguela interagem com o ar quente e originam o nevoeiro – um nevoeiro que representa vida porque contribui para a sobrevivência das inúmeras pequenas criaturas das dunas.
- Deserto do Namibe
O deserto do Namibe ocupa uma área de 310.000 km2 e é dos desertos mais antigos e estéreis do mundo. A sua área ocupa uma extensão que corre ao longo da costa atlântica, desde o Rio Olifants, na Província do Cabo, África do Sul, até São Nicolau, hoje Bentiaba, no Sul de Angola.
Ocupa uma plataforma rochosa entre o Oceano Atlântico e as escarpas do platô interior. Montanhas isoladas erguem-se do deserto e as enormes dunas de areia podem atingir 400 m de altura.
Visitar a Baía dos Tigres
- Baía dos Tigres
A Baia dos Trigres oferece aos seus visitantes esplêndidas praias e interessantes zonas para a prática de desporto, nomeadamente a pesca submarina. As praias mais conhecidas são as das Miragens, Praia Azul, Praia Amélia, Praia das Barreiras e Praia dos Flamingos.
Outros pontos de visita obrigatória
Existe um leque de opções para fazer nesta província, abaixo seguem-se alguns pontos turísticos que não podem deixar de serem visitados:
- Águas Termais do Centro Turístico da Mutípa, Pediva, Ndolondolo
- Quedas de Água do Monte Negro
- Foz do Rio Cunene, com excelentes condições para a prática de pesca desportiva, desportos náuticos e caça submarina
- Parque Nacional do Iona, com uma área de 15.150 Km2 foi constituído em 1937. As principais espécies animais são a zebra da montanha e o guelengue
- Águas Termais do Pediva
- Paque naconal da Iona
- Foz do rio Cunene
Festas
As Festas da Cidade acontecem a 4 de Agosto e as Festas do Mar realizam-se durante todo o mês de Março e são muito concorridas com concertos musicais e provas desportivas, com destaque para o automobilismo.
O que trazer na mala
- Roupa de verão;
- Roupas específicas para desertos (roupas com protecção solar);
- Chapéu e óculos de sol;
- Botas para desertos;
- Chinelos, sandálias;
- Protector solar;
- Câmara fotográfica;
- Dinheiro vivo (ainda vivemos muito da economia informal);
- Cartão de vacinas (caso venha de fora do país);
- Boa disposição!
Dicas para gerir as suas expectativas
- Concordar com as diferenças culturais (relativismo cultural);
- As vias na município são de fácil acesso, ruas sem trânsito. O que permite o visitante deslocar-se de um lugar para outro com muita facilidade;
- É normal deparares-te com mulheres semi-nuas a andar pelas ruas do Namibe. Faz parte da cultura “Mukubal”;
- Em algumas regiões é bem provável que haja a falta de energia eléctrica;
- Algumas regiões não tem a cobertura de rede das telefonias moveis de Angola. Neste Caso é aconselhado a trazer um telefone via satélite que nem a Thuaraya;
- Ao fazer uma visita em alguns rios e outros pontos, requer a permissão das autoridades locais. As autoridades fazem um ritual em espécie de oferenda ou sacrifício, com objectivo de invocar espíritos que darão a permissão para se realizar a visita;
O que levar para casa
Ao fazer uma visita à pronvíncia do Namibe, certamente que conheceras novas experiências e aprenderas novas regras de vivência deste povo. Para tornar o momento da marcante, aqui vão as dicas do levar à casa:
- Catato, são lagartas comestíveis;
- Tirar uma foto com os Himbas, se quiser conhecer mais sobre as regras de conivência desta tribo clique aqui e veja o sobre artigo cultural disponível no nosso website.
- Levar peças de artesanato local (Missanga, Pensador do Futuro). Estas peças podem ser encontradas no Museu Provincial do Namibe.
- Catato (Laras comestíveis)
- Foto dos Himbas
- Pensador
Agora poderá usufruir de uma visita completa à província do Namibe. Diga-nos, por favor, se este artigo foi útil para si nos comentários abaixo.
Bom proveito!