Quibala

Quibala

Localizado na Província do Cuanza Sul (Angola), a Quibala é um município que conta com mais de 34 anos de existência, e o mesmo é caracterizado pela hospitalidade do seu povo e a forte produção agrícola.

Entre os principais produtos produzidos na Quibala, destacam-se a produção de milho, batata-doce, mandioca, cebola, cana-de-açúcar, e outros produtos que contribuem fortemente para a redução do grande fluxo de importação de produtos em Angola.

Conhecendo a Quibala

 

O município da Quibala, segundo o censo populacional realizado no ano de 2014 em Angola, conta com uma população estimada em mais de 158.057 habitantes, e possui uma área territorial de 10.300 km2.

Quanto aos limites territoriais, a Quibala faz fronteira a norte com a mítica vila de Calulo, ao leste com a cidade de Uaco-Cungo (Cela), a sul com o município de Ebo, e a oeste faz fronteira com o município da Gabela.

O município da Quibala está constituído por 3 comunas sendo o Lonhe, Cariango e Dala Cachibo.

O município da Quibala, configura-se como sendo uma das grandes referências socioeconómicas da província do Cuanza Sul, sendo que, actualmente conta com pelo menos 10 grandes fazendas que fomentam a produção agrícola nesta circunscrição do país.

Principais Atrativos da Quibala

 

A par da produção agrícola e da hospitalidade do seu povo, do ponto de vista turístico, o município da Quibala conta com uma variedade de lugares de elevado valor cultural, dentre os quais destacam-se os seguintes:

A Fortaleza da Quibala, construída sobre um granítico no século XIX, é de longe uma das grandes atrações turísticas da província, recebe visita de turistas provenientes de várias partes do país e não só.

Por outro lado, destaca-se também o Memorial de Dr. António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola, a Vila de Quibala, a Fazenda Bumba Longa, bem como a Igreja Franciscana cuja sua estrutura foi destruída por consequência da guerra.

Todos estes factores, tornam o município da Quibala num local ideal não só para viver, trabalhar, mas também para fazer turismo.

Visitar a Quibala

 

Quer por motivos de trabalho, lazer ou para viver, o município da Quibala, é sem sombra de dúvidas um excelente lugar para se acomodar.

Se visitar a província do Cuanza Sul, não deixe de visitar o município da Quibala, e desfrute de tudo que a zona tem para lhe oferecer.

 

 

pt_PTPortuguês