Kwanza Sul

A província do Kwanza Sul está localizado na região central de Angola, esta província possui 178 km lineares de orla marítima, além dos rios que fazem funcionar dezenas de barragens. Descobre como chegar, os lugares de visita obrigatória e onde encontrar os melhores hotéis.

História

A província do Kwanza Sul é uma das 18 províncias de Angola, localizada na região central do país. Sua capital está na cidade e município de Sumbe.

A povoação desta província iniciou-se na foz do rio Cambongo-Negunza, em 1769, por decreto de Francisco Inocêncio de Sousa Coutinho, governador-geral de Angola, que ordenava a construção de um forte-presídio denominado Novo Redondo. O rio Cambongo-Negunza recebeu o seu nome em homenagem ao então soba local Negunza Cabolo.

Ora ficando sob influência administrativa do distrito de Benguela (Actualmente província), ora ficando sob responsabilidade administrativa dos distritos de Luanda e Cuanza, o Cuanza Sul ficou à margem do desenvolvimento da colônia até o início do século XX.

Em 15 de setembro de 1917 o governo colonial decide por dividir o distrito de Cuanza em distrito de Kwanza Norte (sede em Golungo Alto) e distrito de Cuanza Sul (sede em Porto Amboim).

No ano de 1955 a sede distrital foi transferida de Porto Amboim para a cidade de Sumbe.

Dados Geo-Demográficos do Kwanza Sul

Kwanza-Sul é uma província de Angola situada no litoral centro-oeste, numa área montanhosa com altitude variada, com uma área de 55.660 km².

A província faz fronteira a Norte e Nordeste pelos rios Longa e Kwanza com as províncias do Bengo, Kwanza Norte e Malange, com Benguela a sul, com Bié e Huambo a sudeste, e com o Oceano Atlântico a Oeste.

A fundação desta província ocorreu na foz do rio Ngunza, em 1769, pelo governador-geral de Angola, D. Francisco Inocêncio de Sousa Coutinho. O rio Ngunza recebeu o seu nome em homenagem ao então soba Ngunza Kabolo.

Os 12 Municípios que compõem esta província são: Amboim, Cassongue, Conda, Ebo, Kibala, Kilenda, Libolo, Mussende, Porto Amboim, Sumbe, Uko-Seles, Wako-Kungo.

Clima

Tem um clima tropical seco no litoral e húmido no interior. A temperatura média anual é de 26ºC.

População

Tem uma população estimada em 1.793.787 habitantes (2014) maioritariamente rural.

A língua nacional mais falada na província é o Kimbundo. Os grupos étnicos desta província são os Kibalas, N’Goias, Musseles, Massumbas e Bailundos.

A Capital, Sumbe

Esta cidade está a 495 km de Luanda e a 208 km de Benguela.

SUMBE”, palavra de origem quimbundo, “kusumba”, é de significado comercial, prática que se fez corrente entre os autóctones e os negociantes portugueses e ingleses no litoral do Kwanza Sul, na chegada destes últimos. Equivale a comprar/vender. Foi esta designação que deu origem ao nome à localidade durante muito tempo conhecida por Sumbe, hoje cidade costeira capital da província do Kwanza Sul.

Natureza

A sua vegetação é constituída predominantemente por savanas com árvores, arbustos e matas tropicais secas.

A sua flora é rica e serve de sustentáculo do país com a sua grande variedade de madeira.

A fauna é variada, com animais selvagens como a corça, veado, pacaça, entre outros.

As praias do Kicombo, da Carimba, Chiculcua e do rio Tapado no Sumbe e a Praia da Marginal no Porto Amboim são propícias para banhos.

As quedas de águas das Cachoeiras do Binga no rio Keve encontram-se no município da Conda, onde também existem as águas termais e medicinais da Tokota e as quedas de água mais altas da província (com mais de 150 metros) encontram-se no município da Kilenda.

Outros atractivos naturais a visitar são:

  • Foz do rio Keve
  • Floresta da Sassa
  • Grutas da Sassa
  • Grutas do Kikombo
  • Águas medicinais do Waco
  • Águas medicinais da Catanda, no município de Seles.

Cultura   

Existem algumas entidades promotoras de espectáculos e divertimentos públicos com diversos centros de diversão pública, como centros recreativos e culturais, discotecas, casas de cinema. Existem ainda várias bibliotecas.

O número de artistas plásticos tem vindo a aumentar, assim como de músicos, grupos musicais, teatrais e corais, de danças tradicionais e de dança moderna.

As principais festividades da província são as Festas do Mar nas cidades do Sumbe e Porto Amboim. As festas do Kuanza Sul são realizadas a 15 de Setembro.

Como chegar

Existem dois aeródromos para aviões de pequeno e médio porte no Sumbe e em Porto Amboim. e um aeroporto no Waku-kungo.Todos outros municípios tem pista de aviação.

A estrada principal que liga Luanda ao Sumbe está em boas condições, assim como as estradas que ligam os diferentes municípios da província. Existem vários operadores privados que garantem a ligação normal inter-municipal e inter-provincial.

Onde ficar

A província do Kwanza Sul é uma das cidades de Angola que tem atraído turísticas, pela proximidade da cidade capital, por ter ser uma província com crescimento económico sustentável, por estás e outras causas faz com que exista várias unidades hoteleiras, distribuído em vários municípios da província.

Transporte

O transporte colectivo urbano nas cidades do Sumbe e Porto Amboim é assegurado por uma empresa na primeira, e pela Administração Municipal na segunda respectivamente. Os municípios dispõe também de transporte privados, que são chamados de táxis personalizados. Adicionalmente dispõe de serviços de moto táxi, espalhados em diversos cantos da província.

Pratos típicos e onde comer

Os pratos típicos desta província não diferencia-se muito se comparado as restantes 17 províncias, o funge, acompanhado com vários tipos de molhos, peixe fresco, peixe seco, carne da caça, entre outros.

 

O.B.S: Existem barracas do mercado informal que sao muito procuradas pelos turistas que vão a procura do prato típico de Angola o mufete.

Para provar a gastronomia local é sem dúvidas umas das formas de conhecermos melhor o conceito de diversidade cultural, as dicas do restaurante são os seguintes:

O que fazer

Os principais rios da província são o Longa, Cubal, Queve e o Cambongo. Oferecem óptimas condições para os desportos aquáticos, navegação, pesca desportiva e até caça de patos.

Monumentos e Locais a Visitar     

  • Gravuras Rupestres de Ndalambiri, que estão no município da Kibala a 170 km de Sumbe.
  • Gravuras Rupestres de Quingunba
  • Fortaleza do Libolo, onde existe a Pedra Escrita que faz referência à revolta do Libolo em 1917, entre a população e as forças coloniais.
  • Muralha do Kariango
  • Fortaleza do Amboim
  • Ruinas do Fortim do Kicombo
  • Ruinas da Fortaleza da Kibala
  • Ruinas da antiga Fortaleza do Novo Redondo, antigo cemitério do Novo Redondo e do antigo Quartel Militar do Novo Redondo
  • Fortaleza do Seles
  • Pedreiras do Sumbe e Porto Amboim
  • Ruínas do Fortim do Kicombo, no município de Sumbe

O que trazer na mala

O Kwanza sul é uma província com belas prais, para ter uma viagem completa deverá trazer os seguintes itens na mala:

  • Roupa de verão
  • Óculos de sol
  • Creme hidrante para a pele
  • Fatos de banho
  • Repelente
  • Câmera fotógrafica
  • Dinheiro em espécie, alguns mercados informais não trabalham com o atendimento de cartões de crédito
  • Telefone Turaya

Dicas para gerir as suas expectativas

  • Em algumas aéreas da província não tem cobertaura das redes móveis.
  • Poderá enontrar várias empresas e moradias a fuincionarem com energias alternativas de geradores.
  • Para tomar banho em algum rio deverá pedir dicas aos residentes se é permitido ou não, fazer o mergulho sem a autorização da entidades tradicionais.
  • Algumas prestações de serviços tal como, da restauração, transporte, hotelaria e outros, podem não satisfazer as necessidades do cliente de modo à que desejava ou esperava para ser

O que levar para casa

Como recordações poderá levar peças de artesanato da região feitas de sisal, o barro e a madeira. Tal como as seguintes peças: Os moringues, cestos  e outras esculturas. Podem-se adquirir no Sumbe, na Kibala e em Porto Amboim. Ou ainda poderá trazer uma cabeça que é um recipiente tradicional usado para armazenamento de bebidas.

Com este guia turístico poderá usufruir de uma visita completa à província de Kwanza Sul, por favor, se este artigo foi útil para si nos comentários abaixo.

Bom proveito!

 

Directório

Descobrir  
pt_PTPortuguês