Rios de Angola é um artigo que irá mostrar-lhe algumas das muitas riquezas que Angola possui. Angola é um país rico em recursos minerais, como o diamante, petróleo, minério de ferro, ouro, mercúrio e outros.
Aqui, vamos focar-nos na imensa riqueza natural, que reside nos principais cursos de água do país.
Descobrindo os maiores rios de Angola
Entre os diversos recursos, conheça os 5 principais rios de Angola que dispõem de outros afluentes:
- Rio Kwanza
- Rio Congo ou Zaire
- Rio Cunene
- Rio Zambeze
- Rio Cubango
Rio Kwanza
O Rio Kwanza é o maior rio de Angola, e pertence exclusivamente a Angola. A sua nascente está localizada no planalto central de Angola, província do Bié, município do Chitembo. Este curso de água tem um percurso de 960 Km e desagua no oceano Atlântico, a sul de Luanda, na barra do Kwanza.
A bacia hidrográfica do rio Kwanza tem 152.570 Km2 e os seus principais fluentes são os seguintes; Rio Lucala, Cuije, Lombe, Cuque, Luando, Guía, Guíme, Chimbamdiango, Gango, Cutato, Cunhinga, Lúbia, Cunje e Cuquema.
O Rio Kwanza é responsável pelo abastecimento de algumas das principais barragens hidroelétricas de Angola, tais como: Barragem de Laúca, barragem de Cambambe e barragem de Capanda, responsáveis pelo abastecimento de energia elétrica e água potável.
Foi atribuído o nome de Kwanza ao rio devido às províncias do Kwanza norte que está na margem norte do rio e Kwanza Sul que está na margem sul do rio. Também é o nome dado a principal moeda de troca em Angola ”Kwanza”.
Rio Congo ou Zaire
O Rio Congo que também é conhecido como rio Zaire é o segundo maior rio de África. Formou-se à cerca de 1,5 a 2 milhões de anos. O rio Zaire passa por atravessa vários países africanos tais como: Angola, República Democrática do Congo, República do Congo, Camarões, Tanzânia, Ruanda, Burundi e a República Centro Africana.
Os principais afluentes do rio Zaire são os seguintes: Rio Cambo, Chicapa, Chiumbe, Cuílo, Dala, Lui, Luachimbo, Luangue, Luembe e Lulo.
O Rio Congo é o único rio do mundo que atravessa duas vezes a linha do equador. Tem 4.700 km e sua bacia hidrográfica é de 4.014.500 Km2. Este rio apresenta mais 700 espécies de peixes e outras belezas incríveis que merecem ser descobertas.
A foz do rio Zaire é conhecida como o ponto de chegada de Diogo Cão e a sua comitiva em 1482 quando os navegadores portugueses descobriram a existência de Angola, e fixaram o Padrão de São Jorge, na província do Zaire, como uma forma de marcação de ocupação do território angolano.
Rio Cunene
O rio Cunene é um rio que tem a sua nascente no planalto central de Angola, província do Huambo, no município de Chicala-Choloanga e possui a sua foz no oceano Atlântico na fronteira Angola-Namíbia.
O rio Cunene tem cerca de 1200 km, em que 960 km ficam em Angola e outros 240 km localizam-se na Namíbia. Por esta razão, é um dos maiores rios de Angola.
A sua bacia hidrográfica tem uma área de 106.560 km2. Tem como os principais afluentes os seguintes; Rio Caculuvar, Catonga, Chitanda e Que.
Como pontos de atração turística no rio Cunene poderá visitar as quedas do Monte Negro e as quedas de Ruacaná.
O rio Cunene é responsável pelo abastecimento da central hidroelétrica do Gove e a central hidroelétrica do Ruacaná , a qual é especializada na produção de energia elétrica. Também abastece a Barragem do Calueque especializada no abastecimento de água.
Rio Zambeze
Rio Cubango é um rio que cruza 8 países africanos, nomeadamente Angola, Botsuana, Tanzânia, Namíbia, Zâmbia, Zimbábue, Maláiu e Moçambique.
Os principais afluentes da bacia hidrográfica do Zambeze em Angola são os seguintes: Rio Luanginga, Luena, Luiana, Lungué-Bungo e Utembo.
O rio Zambeze tem a sua nascente em Angola, a sua foz fica no oceano Índico, em Moçambique. O rio Zambeze dispõe da quarta maior bacia do continente, é uma das bacias mais importante da África Austral.
O Rio Zambeze tem uma bacia hidrográfica de 1.390.000 Km2. O Rio Zambeze é rico em espécies diversificadas, e também é responsável pela distribuição das águas e abastecimento de barragens hidroelétricas, a título de exemplo, a barragem do Luau, localizada no leste de Angola entre a província do Moxico e do Saurimo.
Rio Cubango
Rio Cubango é um canal litoral localizado na bacia de Calaári. A bacia de Calaári abrange 4 países africanos. Dispõe de uma bacia hidrográfica de 2.500.000 Km2, sendo que a maior parte ocupa o Botswana e pequenas porções ocupando Angola, Namíbia e Zimbabwe.
Os principais afluentes em Angola da bacia de Calaári são os seguintes; Rio Cuchi, Cuebe e Cuito.
Uma das belezas que mais chama atenção é a grande porção central que é ocupada pelo deserto de Calaári que é um deserto de 900.000 Km2 que abrange Angola, Botswana, Namíbia e a África do Sul.
Estes são os maiores rios de Angola
Os maiores rios de Angola representam um imenso património natural, não só do país, mas também de todo o continente africano e de todo o planeta.