O Museu Regional de Cabinda dedica-se na recolha, preservação e divulgação da memória colectiva da rica história cultural da província de Cabinda.
Com um acervo estimado em aproximadamente 400 artefactos, o Museu, representa fielmente a evolução da história da agricultura, caça, pesca, crenças, valores, hábitos e costumes da região de Cabinda.
Apos uma intervenção de requalificação e ampliação realizada em 2014, a estrutura passou de 5 para 6 salas de exposições permanentes, onde de forma permanente são narradas a evolução histórica do modo de vida da região ao longo dos anos:
- 2 Salas de exposições temporárias;
- 1 Biblioteca;
- 1 Área administrativa;
- Área de animação cultural;
- Área de investigação científica e Museografia.
A par disso, ainda há salas de reuniões e salas de estudo.
Principais atracções
Diariamente o Museu, recebe cerca de 100 visitantes de diversas partes do país e não só, com principal realce à comunidade estudantil, que buscam informações no Museu.
De forma temporária, são realizadas algumas exposições com os principais artefactos que compõem a colecção de modo a retratar fielmente a rica história da cultura da região que remonta do seculo XX.
Um facto em especial aumenta a relevância e a importância cultural do Museu para a população do Norte de Angola, trata-se da existência de peças na coleção que retratam a história do povo do Uíge e Zaire.
Com a função social de preservar a história cultural da região, o Museu é, e sempre foi um importante lugar que mais tem atraído a atenção dos visitantes.
Não deixe de visitar
Ao visitar a província de Cabinda é quase impossível não se maravilhar com a riqueza cultural e o estilo de vida da população.
E, nesta ordem de ideia, nada melhor do que visitar o maior sistema de informação especializado na preservação da história da região.
A presença no Museu Regional de Cabinda, é garantia de uma viagem no tempo incrivelmente recompensadora recheada de muito aprendizado.
Portanto, já sabe, se estiver em Cabinda não deixe de visitar o Museu Regional de Cabinda.