Cabinda

Museu Regional de Cabinda

Construído no seculo XX, mais concretamente no dia 18 de maio de 1986, o Museu Regional de Cabinda é um importante sistema de informação que preserva a história da província mais ao norte de Angola, há mais de 1 seculo.

O Museu Regional de Cabinda dedica-se na recolha, preservação e divulgação da memória colectiva da rica história cultural da província de Cabinda.

Com um acervo estimado em aproximadamente 400 artefactos, o Museu, representa fielmente a evolução da história da agricultura, caça, pesca, crenças, valores, hábitos e costumes da região de Cabinda.

Apos uma intervenção de requalificação e ampliação realizada em 2014, a estrutura passou de 5 para 6 salas de exposições permanentes, onde de forma permanente são narradas a evolução histórica do modo de vida da região ao longo dos anos:

  • 2 Salas de exposições temporárias;
  • 1 Biblioteca;
  • 1 Área administrativa;
  • Área de animação cultural;
  • Área de investigação científica e Museografia.

A par disso, ainda há salas de reuniões e salas de estudo.

Principais atracções 

Diariamente o Museu, recebe cerca de 100 visitantes de diversas partes do país e não só, com principal realce à comunidade estudantil, que buscam informações no Museu.

De forma temporária, são realizadas algumas exposições com os principais artefactos que compõem a colecção de modo a retratar fielmente a rica história da cultura da região que remonta do seculo XX.

Um facto em especial aumenta a relevância e a importância cultural do Museu para a população do Norte de Angola, trata-se da existência de peças na coleção que retratam a história do povo do Uíge e Zaire.

Com a função social de preservar a história cultural da região, o Museu é, e sempre foi um importante lugar que mais tem atraído a atenção dos visitantes.

Não deixe de visitar

Ao visitar a província de Cabinda é quase impossível não se maravilhar com a riqueza cultural e o estilo de vida da população.

E, nesta ordem de ideia, nada melhor do que visitar o maior sistema de informação especializado na preservação da história da região.

A presença no Museu Regional de Cabinda, é garantia de uma viagem no tempo incrivelmente recompensadora recheada de muito aprendizado.

Portanto, já sabe, se estiver em Cabinda não deixe de visitar o Museu Regional de Cabinda.

 

pt_PTPortuguês