Luanda é a menor província de Angola, que por sua vez também é a capital de Angola. Este artigo da Welcome To Angola apresenta municípios da cidade de Luanda e como os mesmos estão dividos.
Anteriormente a cidade de Luanda era constituída por 9 municípios. Após a nova reforma territorial administrativa que ocorreu em sequência do despacho assinado pelo Conselho de Ministro, Luanda passou a possuir 7 municípios até aos dias atuais.
Com a nova política administrativa de Luanda, os 7 municípios de Luanda são os seguintes:
- Luanda
- Belas
- Cazenga
- Viana
- Cacuaco
- Icolo e Bengo
- Quissama
Município de Luanda
O município de Luanda é o município sede da província de Luanda, segundo os dados estatísticos é o segundo município com o maior número de população em Luanda, estando atrás do município de Viana.
Neste município estão concentradas as maiores instituições responsáveis pelo poder político e económico do país.
Algumas das atratividades que podemos encontrar no município sede são seguintes; o Palácio do Presidente, a Marginal de Luanda, o Palácio de Ferro, o Tribunal Dona Ana Joaquina, a Assembleia Nacional, o aeroporto doméstico e o aeroporto internacional 4 de Fevereiro e outros.
Os principais bairros do município de Luanda são os seguintes:
- Mutamba;
- Maianga;
- Ingombota;
- Samba;
- Neves Bendinha;
- Ngola Kiluange e outros.
Município de Belas
O Município de Belas é um dos novos municípios que surgiu após a nova reforma administrava de Luanda. Segundo os dados demográficos do Instituto Nacional de Estatística, o município de Belas possui o quarto maior número da população da cidade Luanda.
Geograficamente o Município de Belas é limitado a norte pelo município de Talatona, a leste pelo de Viana, a sul pelo de Quissama e a oeste pelo oceano Atlântico. Também pertencem ao município de Belas a ilha Cazanga e ilha de Quissanga.
Os principais distritos do município de Belas são os seguintes:
Município de Cazenga
O Município do Cazenga actuamente encontra-se delimitado a oeste pelo município de Luanda, a norte pelo município de Cacuaco, a leste pelo município de Viana e a sul pelo município de Quilamba Quiaxi.
Segundo os dados históricos, o nome Cazenga foi atribuído devido a um cidadão proveniente da República do Congo, no século XVIII de nome Miguel Pedro Cazenga, que se instalou, ocupando toda uma enorme extensão de terra que ia desde a praça do Kinaxixi até ao actual Município de Viana.
Os principais bairros de destaque do município de Cazenga são seguintes:
- Cuca;
- Cazenga;
- Kalawenda;
- Hoji-yha-henda;
- Kima-kienda e outros.
Uns dos principais pontos de atração para visita no município de Cazenga são os seguintes marcos históricos:
- Marco histórico do Dr. António Agostinho Neto;
- Espaço do Cine África;
- Espaço do Cine Cazenga;
- Espaço da antiga FILDA.
Município de Viana
O município de Viana tem foi fundado em 13 de Dezembro de 1963. O nome Viana foi atribuído em homenagem a viajante António Viana que se instalou na região construindo a sua casa de madeira, próximo das estações do comboio.
Geograficamente o município de Viana dispõe de 1344 Km2. Viana é o município com o maior número de população na província de Luanda.
O município de Viana limita-se a norte pelo município de Cacuaco, a leste pelo município de Icolo e Bengo, a sul pelo município de Quissama e a oeste pelo município de Belas.
Os principais bairros de Viana são os seguintes:
- Grafanil;
- Estagem;
- Zango;
- Kikuxi e outros.
Município de Cacuaco
O município de Cacuaco foi fundado em fevereiro de 1996, geograficamente dispõe 571 Km2 . É o terceiro município com o maior número de população em Luanda.
Os principias postais de visita do município são os seguintes:
- Mercado do Quicolo: é um dos maiores mercados informais da cidade capital. Este mercado é conhecido por dispor de uma variedade de produtos e a preços acessíveis.
- Centralidade do Sequele: A centralidade do Sequele é o maior projecto habitacional do município. Surgiu numa iniciativa do Estado no intuito de dar oportunidade aos jovens de realizarem o sonho de terem casa própria.
O município de Cacuaco geograficamente encontra-se limitado a sul pelos municípios de Viana e município de Cazenga, a oeste pelo oceano atlântico e pelo município de Luanda, a norte e leste pelo município do Dande.
Município do Icolo e Bengo
O Município de Icolo e Bengo é um município que pertencia à província do Bengo. Porém, passou a pertencer na província de Luanda em 2011 após a nova reforma administrativa.
O município de Icolo e Bengo dispõe de uma área territorial de 819 Km2. Limita-se a norte pelo município do Dande, a leste pelo município de Cambambe, a sul pelo município da Quissama e a oeste pelos municípios de Viana e Cacuaco.
Os principais postais de visita do município Icolo e Bengo são os seguintes:
- Lagoa da Quiminha;
- Distrito urbano Bom Jesus do Kwanza;
- Centralidade do Km 44;
- Caculo;
- Cahango e outros.
Município da Quissama
O município da Quissama também é mais um dos 2 municípios que pertenciam à província do Bengo e passou a pertencer a Luanda após a lei nº 29/11, 1 de Setembro de 2011.
O município dispõe de área territorial de 12046 Km2. Quissama, também é o município menos populoso na cidade de Luanda.
O município é limitado a norte pelos municípios de Viana e Icolo e Bengo, a leste pelos municípios de Cambambe, Libolo e Quibala, a sul pelos municípios de Quilenda e Porto Amboim e a oeste pelo Oceano Atlântico.
As principias pontos de visita do município são os seguintes:
- Parque Nacional da Quissama;
- Comuna da Múxima;
- Cabo Ledo;
- Demba Chio;
- Quixinge.