Luanda

Museu da moeda

O Museu da Moeda é o património cultural localizado na província de Luanda, que conta a evolução da moeda de troca de Angola desde os períodos primórdios e até aos dias actuais.

O Museu da Moeda apresenta a história do dinheiro desde o Zimbo até ao Kwanza. Este museu expõe as colecções de numismática e de notafilia do Banco Nacional de Angola.

Além dos profissionais de informação que de forma categórica e telegráfica narram a bela história da moeda em Angola, o Museu conta ainda como alguns objectos de enquadramento e dispositivos audiovisuais que elucidam melhor os visitantes sobre o passado e a evolução histórica da moeda em Angola, desde o Zimbo ao kwanza.

Localização

Localizado na marginal de Luanda, o Museu da Moeda, é um dos mais emblemáticos patrimónios culturais que há na capital angolana, Luanda, quer pela impactante infra-estrutura como pela excelente exposição, ordenada de forma cronológica sobre a evolução da moeda angolana que está intrinsecamente ligada à história do país, constituindo-se literalmente numa das paragens obrigatória do ponto de vista turístico da capital angolana.

Principais características

Entre as principais características, este importante património cultural destaca-se pelas infra-estruturas no subterrâneo, ocupando uma área bruta de construção de 95 mil metros quadrados.

A passagem do exterior da estrutura é preenchida pelas quatro torres Kianda de 12 pisos para escritórios, uma galeria comercial e um jardim.

O Museu da Moeda dispõe de todas as facilidades necessárias para que os seus visitantes disfrutem de uma visita com todo o conforto possível.

Estruturalmente o Museu está composto por uma cafetaria com mais de 26 m², um bengaleiro com 10 m² de arrumação, 6 instalações sanitárias e uma loja de brindes com uma área superior a 50 m².

Por intermédio desta loja, todos os visitantes têm a possibilidade de levar um pouco da cultura angolana para casa.

Principais atractivos

A par da sempre impactante narração da história da moeda em Angola levada a cabo por profissionais altamente qualificados, no museu, é possível encontrar uma série de equipamentos audiovisuais e artefactos de séculos passados usados como moedas ao longo dos tempos.

O Museu conta igualmente com exposições de diversas moedas bem como as diversas formas de pagamento que antecederam ao kwanza.

O museu conta com exposições temporárias e permanentes, salas multimédia e muito mais, tudo para garantir uma magnífica experiência sobre a evolução histórica da moeda no território angolano.

Anualmente o Museu da Moeda recebe vários visitantes nacionais e estrangeiros, muito por conta do ambiente didáctico e de lazer combinada a uma expografia moderna e arejada, facilitando deste modo a visita.

Não deixe de visitar o Museu da Moeda

Visitar e conhecer o Museu da Moeda é sem sombras de dúvidas uma grande simbiose de lazer e aprendizado, pois a trajectória histórica das diversas moedas e formas de pagamento desenvolvidas ao longo dos tempos, proporcionam uma autêntica viagem no tempo, com importantes e obrigatórias paragens pelo caminho.

A rica e apaixonante história proporcionada por cada um dos artefactos presentes no Museu da Moeda, começando no Nzimbo, passando pela Macuta, pequena concha ou búzio extraído das praias da Ilha de Luanda, libongo, o sal, o Marfim, o cobre, até chegar ao kwanza, é uma daquelas experiências que além de amar, o visitante vai querer repetir.

Agende uma visita e conheça a rica e bela história da moeda angolana

A visita a este importante património cultural de Angola, é feita mediante ao processo de marcação, sendo que, este sistema de informação funciona de segunda a Sábado, no horário compreendido das 9h às 15h30;

Vale ainda realçar que o horário de encerramento das filas está sujeito a alteração diariamente, sem aviso prévio.

Com este guia turístico poderá usufruir de uma visita completa ao Museu da Moeda. Diga-nos, por favor, se este artigo foi útil para si nos comentários abaixo.

Bom proveito!

pt_PTPortuguês