Ingombota - Baía

Localizado na província de Luanda, e no município com o mesmo nome, o Distrito Urbano da Ingombota é composto pelas comunas da Ingombota (sede), Maculusso, Patrice Lumumba, Ilha e Quinanga.

O distrito Urbano da Ingombota encontra-se no centro de Luanda, sendo que, do ponto de vista geográfico, limita-se a oeste com o Oceano Atlântico, a norte com o Distrito Urbano do Sambizanga, a leste o Distrito Urbano do Rangel e a sul com o distrito Urbano da Maianga.

Por outro lado, a Baía de Luanda é um espaço geográfico do tipo baía, localizado no município de Luanda, frente à cidade de Luanda.

Nas proximidades da baía existe uma variedade de monumentos de grande valor histórico, dentre os quais destaca-se o edifício do Banco de Angola e a Igreja de Nossa Senhora da Nazaré.

Conhecendo a Ingombota e a Baía de Luanda

O Distrito urbano da Ingombota é um dos mais desenvolvidos de Luanda. A Ingombota conta com uma variedade de construções de elevado nível, como é o caso de edifícios coloniais e modernos.

Ingombota, sede do município de Luanda, é o distrito urbano que conta grande parte da história da urbe pelos seus monumentos e começa a ser urbanizado a partir de 1661, na mesma altura em que, na parte Alta da nova Cidade, se dá a construção da Igreja do Carmo.

Ingombota é tida, para alguns, como “local dos escravizados foragidos” e, para outros, como “local dos mercadores de dinheiro”.

O certo mesmo é que acolhe mais de 80 monumentos (de acordo com inventário de 2009), concebidos do século XVI ao XX. São obras de arquitectura notáveis pelo seu interesse histórico, artístico, científico e social.

Destacando-se os de arquitectura militar (fortalezas), ou as de cariz religioso, as igrejas com séculos de História, ou ainda edifícios administrativos, as casas de sobrados, etc, que fazem das partes Alta e Baixa da cidade as zonas obrigatórias para o turismo urbano.

A par de todas as construções emblemáticas e a grande variedade de instituições, como restaurantes, hotéis e escritórios, o distrito urbano da Ingombota conta igualmente com a Baía de Luanda, que agrega valor ao distrito do ponto de vista de lazer.

A baía de Luanda torna a Ingombota numa das áreas mais notáveis da capital, muito por conta da bela vista que oferece.

A Ingombota e a Baía de Luanda, estão literalmente perto de tudo, com grande concentração de hotéis, edifícios habitacionais, espaços de lazer e muito mais.

Visite o Distrito Urbano da Ingombota

A circunscrição oferece de tudo um pouco, dispondo de um ambiente mais do que apropriado tanto para trabalhar, viver ou curtir uma tarde lazer, com hotéis, restaurantes, bares com vistas para o mar e muitos outros locais de paragem obrigatória, portanto, se estiver em Luanda e quiser um lugar para viver ou se divertir, não deixe de visitar o Distrito Urbano da Ingombota, e desfrute de tudo que o distrito tem para lhe oferecer.

Directório

Descobrir  
pt_PTPortuguês