Ingombota - Baía

O distrito urbano da Ingombota é visto como um dos distritos mais desenvolvidos de Luanda, que conta com construções de elevado nível.

História

O distrito urbano da Ingombota está localizado na província de Luanda. Este, é composto pelas comunas da Ingombota (sede), Maculusso, Patrice Lumumba, Ilha e Quinanga. Este é visto como um dos distritos mais desenvolvidos de Luanda, que conta com construções de elevado nível, como é o caso dos edifícios coloniais e modernos.

O distrito da Ingombota encontra-se propriamente no centro de Luanda, do ponto de vista geográfico, limita-se a oeste com o Oceano Atlântico, a norte com o distrito urbano do Sambizanga, a leste o distrito urbano do Rangel e a sul com o distrito urbano da Maianga.

A história conta que o distrito começou a ser urbanizado no ano de 1661, na mesma altura em que, na parte Alta da nova Cidade, se deu a construção da Igreja do Carmo. Noutrora, o distrito urbano da Ingombota era tido, para alguns, como o “local dos escravizados foragidos.”  Interessantemente, com o passar dos anos, várias construções foram surgindo no distrito, levando a que este fosse considerado como o “local dos mercadores de dinheiro”.

Apesar da ideologia que cada um tem do distrito, o certo é que de acordo com inventário de 2009, o distrito da Ingombota acolhe mais de 80 monumentos, que foram concebidos do século XVI ao XX. Estas são obras de arquitectura notáveis pelo seu interesse histórico, artístico, científico e social, que fazem das partes Alta e Baixa da cidade as zonas obrigatórias para o turismo urbano.

Edifícios e Pontos Icónicos

A par de todas as construções emblemáticas e a grande variedade de instituições, como restaurantes, hotéis e escritórios, o distrito urbano da Ingombota conta igualmente com a Baía de Luanda, que agrega valor ao distrito do ponto de vista de lazer. Além de ser um espaço geográfico do tipo baía, localizado frente à cidade de Luanda, a Baía de Luanda torna a Ingombota numa das áreas mais notáveis da capital, muito por conta da bela vista que oferece. Destacando-se os de arquitectura militar (fortalezas), as de cariz religioso, as igrejas com séculos de história, os edifícios administrativos, as casas de sobrados, etc. 

O que fazer 

A Ingombota e a Baía de Luanda, estão literalmente perto de tudo, com grande concentração de hotéis, edifícios habitacionais, espaços de lazer e muito mais. Nas proximidades da baía, existe uma variedade de monumentos de grande valor histórico, dentre os quais destacam-se o edifício do Banco de Angola e a Igreja de Nossa Senhora da Nazaré.

A circunscrição oferece de tudo um pouco, dispondo de um ambiente mais do que apropriado tanto para trabalhar, viver ou curtir uma tarde de lazer, com hotéis, restaurantes, bares com vistas para o mar e muitos outros locais de paragem obrigatória, portanto, se estiver em Luanda e quiser um lugar para viver ou se divertir já sabe que pode visitar a Baía de Luanda. 

Se quiser degustar dos pratos de cozinhas variadas no país, visite os mais luxuosos e renomados restaurantes na Baía de Luanda: Lookal Ocean Club, o Embarca ´ouro, o Espaço Bahia ou ainda o restaurante Barbarico. Adicionalmente pode fazer um torneio turístico agradável ao Museu Nacional da Escravatura, a Fortaleza de São Miguel que oferece uma excelente vista da Baía de Luanda, a histórica Avenida 4 de Fevereiro onde pode encontrar Shoppings, Boutiques, bem como lugares artesãs para comprar algum presente simbólico. 

Portanto, não deixe de visitar o distrito urbano da Ingombota. Aproveite, desfrutar de tudo que o distrito tem para lhe oferecer, desde a sua maravihosa vista até aos pontos turísticos mais relevantes da cidade de Luanda.

Directório

Descobrir  
pt_PTPortuguês