Dados Geo-Demográficos do Kwando Kubango
- Área total – 199.049 Km2
- População – 510.369
- Temperatura – 20ºC
- Clima – Tropical de Altitude
- 9 Municípios
Conheça o Kwando Kubango
Kwando-Kubango é a segunda maior província de Angola, situada no sudoeste do país.
Faz fronteira a norte pelas províncias do Bié e Moxico, a leste pela República da Zâmbia, a sul pela República da Namíbia e a oeste pelas províncias do Cunene e Huíla.
A capital da província é a cidade de Menongue, a qual está a 1.051 km de Luanda e a 342 km de Kuito.
Tem cerca de 500 mil habitantes, sendo a menos populada e ocupa uma superfície de 199.049 km². Está a uma altitude média de 1.500m e enquadra-se na zona planáltica, caracterizando-se pelo seu terreno plano.
A província divide-se nos seguintes 9 municípios:
- Calai
- Cuangar
- Cuchi
- Cuito Cuanavale
- Dirico
- Mavinga
- Menongue
- Nancova
- Rivungo
Clima
O clima é tropical no norte da província e semi-árido no sul.
População
A língua mais falada é o NGanguela, seguido do Tchokwé, e a sua população é composta sobretudo pelos N´Ganguelas, que se sub-dividem em N´Yembas e M´Buelas; os Mucussos e os Kuagares.
Economia
Esta zona de Angola é conhecida actualmente como «Terras do Progresso», devido ao seu potencial económico virgem. Tem um potencial turístico enorme por explorar, bem como em termos de riqueza mineral: o diamante, o ferro, o mercúrio, o ouro, o quartzo e o urânio constituem o potencial dos recursos minerais do subsolo ainda não explorados.
Os principais produtos comercializados na província são o açúcar, peixe seco, óleo alimentar, bebidas diversas, arroz, leite, farinha de trigo e sabão adquiridos nas províncias de Luanda, Benguela, Namibe e na vizinha República da Namíbia.
O sector industrial não é tradicional nesta província, verificando-se no entanto o exercício de actividades em pequena escala como a serração, carpintaria, cerâmica, britadeira, moageiras e padarias.
As principais culturas exploradas são basicamente alimentares, tais como milho, o massango, a massambala, o feijão a mandioca, amendoim, a batata-doce e as hortícolas. As condições são propícias para culturas industriais tais como o café e cana-de-açúcar.
A pesca artesanal tem uma tradição no Kuando Kubango e é exercida principalmente nos rios existentes na província, com destaque para o rio Kuvango, e na orla fronteiriça.
Acessos
Menongue possui um aeroporto, o Comandante Kwenha e mais três campos de aviação nas localidades do Kuito Kuanavale, Mavinga e Rivungo com capacidade para aviões de pequeno porte.
O mercado é explorado pela Companhia Aérea Nacional TAAG com quatro voos regulares de passageiros por semana.
O único troço ferroviário existente na província, Namibe- Menongue carece ainda de reabilitação de forma a permitir e facilitar o transporte de cargas e passageiros.
No que diz respeito aos acessos rodoviários, é possível chegar à província saindo de Luanda em direcção às províncias de Benguela, Huambo e Bié ou então passando pelo Dondo, Huambo e Bié.
Natureza
A província caracteriza-se por três grandes zonas de vegetação, maioritariamente compostas por floresta densa seca, savana com arbustos e árvores na metade setentrional, quadrante noroeste. No sudoeste pode-se destacar a reserva parcial de Luiana caracterizada por madeira preciosa espécies de mussivi, girassonde, mume, mupanda muinga, entre outros.
Das espécies de animais que habitam no território do Kwando-Kubango destacam -se as seguintes:
- Palanca Real
- Elefantes
- Rinocerontes
- Hipopótamo
- Nguelengue
- Ngunga,
- Leão leopoldo
- Hiena
- Búfalo-Africano
- Onça
- Pacaça
- Javali
- Mabec
- Cágado
- Avestruz
- Palanca Preta (vulgar caeni)
- Pangolim
- Diversidade de Aves e Répteis
Nesta província, pode visitar as seguintes reservas naturais:
- Reserva Parcial do Luiana, estabelecida como reserva parcial em 1966 com a extensão de 8.400 km2, flora e fauna diversificada, onde se destaca uma grande concentração de elefantes. Localiza-se perto das fronteiras com a Zâmbia e a Namíbia.
- Reserva Parcial de Mavinga, com uma extensão de 5.950 Km2, alberga elefantes, rinocerontes, palanca negra, leões, leopardos, hienas e avestruzes.
- Parque Natural Regional do Cuelei com uma extensão de 4.500 km2.
Há também alguma coutadas públicas:
- Coutada pública do Mukusso com uma extensão de 25.000 km2
- Coutada pública de Luiana com uma extensão de 13.950 km2
- Coutada pública do Luengue com uma extensão de 16.700 km2
- Coutada pública de Mavinga com uma extensão de 28.750 km2
Os rios Kuvango, Kuatato, Kuelei, Kueve, Kuando, Kuzumbia, Kujamba, Kueio, Matungu, Muhondo, Kapembe, Cuchi, Lomba, Kuito, Kuanavale e Longa constituem os recursos hídricos de maior importância para o desenvolvimento económico de região.
Outros Locais a Visitar
A Montanha do Malova, as Quedas de Maculungongo e Quedas do rio Cutato, no município de Cuchi
As Ruínas do Forte Muene Vunongue , situadas nos arredores da cidade de Menongue.
Campo Político do Missombo, centro histórico situado a 15 km da cidade do Menongue.
Monumento da batalha do Cuito-Cuanavale. Fica a Sudeste de Menongue na Comuna do Cuito-Cuanavale.
Pinturas Rupestres na localidade do Bototo, no Município de Cuchi.
Nas ilhas do Rio Kuebe, ilha de São Clemente (ex. ilha de São Valentim), ilha Flor, em Menongue, e na ilha de Somawanbange, em Cuchi, é possível tomar banho, assim como na barragem de Cambumbe.
Festas
As festas da Cidade comemoram-se a 21 de Outubro. Normalmente as festividades e eventos são efectuados no espaço da Feira Comercial, no centro da cidade de Menongue, que só abre nestas ocasiões.