As barragens de Angola são importantes infraestruturas que muito têm contribuído para o desenvolvimento do país. Neste artigo vamos dar a conhecer as principais barragens do país.
As barragens permitem reter grandes quantidades de água. Água essa que é utilizada para atender as necessidades básicas da sociedade, tal como a fonte de energia elétrica, abastecimento de água nas moradias, instituições e na exploração de mineiros.
Além do papel vital que apresentam na rega e na produção de energia, as barragens também constituem pontos importantes de interesse turístico e de lazer, permitindo a prática de desportos náuticos, pesca, ou simplesmente o usfruto da paisagem.
Em destaque o Welcome To Angola apresenta as seguintes 8 barragens:
- Barragem de Laúca;
- Barragem de Capanda;
- Barragem de Biópio;
- Barragem de Matala;
- Barragem de Caculo Cabaça;
- Barragem de Calueque
- Barragem de Cambambe;
- Barragem de Chiumbe-dala.
Barragem de Laúca
A barragem de Laúca foi inaugurada no dia de 2017, levou 5 anos a ser construída. É um das barragens de Angola mais notável, já que se trata da maior estrutura do género no país.
A barragem de Laúca tem a capacidade para fornecer energia elétrica para mais de 8.000.000 moradias e empresas.
Barragem de Capanda
A barragem de Capanda é uma central hidroelétrica localizada entre as províncias de Malanje e Kwanza Sul, foi construído sobre o rio Kwanza que é o maior rio de Angola.
A barragem de Capanda teve o seu inicio de construção em Janeiro de 1987 durante este tempo houve uma serie de acontecimentos, como a guerra civil em Angola que fez com que as obras parassem. A sua data oficial da inauguração ocorreu assim em 2005.
Barragem de Biópio
A barragem de Biópio foi construída no ano de 1956. Encontra-se localizada na província de Benguela, no rio Catumbela, na verdade, a barragem encontra-se uma distância de apenas 43 Km do Lobito. Dispõe de uma altura de máxima de 20 metros.
A barregem de Biópio é um ponto de visita obrigatório, dispõe de uma vista incrível, e oferece um lugar propício para mergulho. Adicionalmente as águas límpidas, a areia branca, e pedras rochosas e as árvores ao arredor do rio formam uma beleza natural deslumbrante.
Barragem da Matala
A barragem de Matala é uma central hidroelétrica localizada na província da Huíla, construído sobre o rio Cunene na década de 50. Sendo assim, esta é uma das barragens de Angola mais antigas.
A barragem dispõe de um desenvolvimento de coroamento com cerca de 1035 metros e 16 metros de altura.
Após a sua inauguração chamava-se barragem de Salazar (em homenagem ao antigo governante de Portugal), posteriormente mudou-se a nomenclatura para Matala.
Barragem de Caculo Cabaça
A barragem de Caculo Cabaça encontra-se localizado na província da Kwanza Norte. Atualmente encontra-se em fase de obras, e em breve espera-se que seja a maior fonte de abastecimento de água e energia elétrica.
A barragem de Caculo Cabaça é uma das 3 principais barragens estratégicas de Angola, estando nesse top com a barragem de Laúca e barragem de Capanda. Estás 3 barragens de Angola, juntas têm capacidade para fornecer energia acima de média no país.
Barragem de Calueque
A barragem de Calueque foi construída sobre o rio Cunene, localizado na província do Cunene, município de Ombadja. A barragem foi construída no período 1972/1974. Passado este período a barragem sofreu alguns danos estruturais devido à guerra civil de Angola.
Após a reforma, a barragem de Calueque, a barragem passou a fazer o fornecimento de energia elétrica e água potável para Angola e para parte do seu país vizinho, a Namíbia.
Barragem de Cambambe
A central hidroelétrica do Cambambe está construída sobre rio Kwanza, que por sua vez é o maior rio de Angola. A barragem está localizado entre a província de Luanda e o Kwanza Norte, construído entre o período de 7 Abril até 1959 e foi finalizada até outubro de 1963.
Antes da guerra civil de Angola, a barragem tinha capacidade para produzir 180 megawatts, a sua produção caiu para 80 megawatts pós guerra civil. No período de 2007 até 2017, a barragem sofreu novas obras nas suas infraestrutura, e otimizaram a capacidade de produção de água e energia elétrica.
Barragem de Chiumbe-dala
A barragem de Chiumbe começou a ser construída no ano de 1981, encontra-se localizado no leste de Angola entre a província de Moxico e a Luanda Sul. Após os conflitos da guerra civil a barragem teve o seu término das obras apenas em 2017.
A barragem encontra-se localizada em área de atração turística, e possui área adequada para os banhistas. Se desejar hospedar, no lado oposto da barragem há uma unidade hoteleira para o viajante fazer o seu merecido descanso.