Luanda

Observatório Meteorológico de Luanda

O Observatório Meteorológico de Luanda é um centro de pesquisa que que fornece as informações relacionadas as previsões do tempo do território nacional e não só. Conheça a história do edifício do Observatório Meteorológico de Luanda, e muito mais.

O Observatório Meteorológico de Luanda é um projecto de pesquisa de consumo que funciona na antiga torre pertencente a primeira Sé Catedral de Luanda, erguida no século XV.

Localizado na cidade alta, província de Luanda, no município com o mesmo nome.

Grande parte do crescimento do país nos mais variados sectores, deve-se ao impacto proporcionado pelo observatório meteorológico de Luanda, que ao longo dos tempos tem fornecido informações precisas e pertinentes referentes às condições climatéricas.

Informações estas que são de vital importância, pois, as condições do clima podem ou não garantir, o bom e correcto funcionamento de literalmente tudo que nos rodeia.

Este magnífico projecto conta com o apoio de instituições de renome em Angola, como é o caso do Banco Privado Atlântico, Grupo Zahara, Unitel, Sumol, Compal, ZAP e Odebrecht.

Conhecendo o Observatório Meteorológico de Luanda

O Observatório Meteorológico de Luanda funciona num edifício com uma grande história que data desde o seculo XV, o referido edifício foi levantado sobre pilares de madeira, com lama e gesso, tendo albergado várias instituições ao longo dos tempos.

O edifício funcionou durante 165 anos como a primeira Sé Catedral de Luanda. A partir do seculo XIX (1881), se instalou no edifício um centro de investigação científica que apoiava o estudo do clima em Angola, iniciado em 1857.

No princípio, foi chamado de Observatório Meteorológico João Capelo, que foi um oficial naval, vice-almirante da Marinha de Guerra Portuguesa, engenheiro hidrográfico e meteorologista.

Até à inauguração do Centro Meteorológico Principal, no aeródromo de Luanda, O Observatório Meteorológico João Capelo, foi o centro de comando de uma rede de estações espalhadas pelas províncias de Cabinda, Huambo, Benguela, Malanje, Lubango, Moxico e Namibe.

Todas mantinham a comunicação, e por meio delas se antecipava o comportamento do clima e os seus efeitos tanto na vida das populações como nas áreas produtivas.

Principais Atractivos

O observatório meteorológico de Luanda, destaca-se na cidade alta de Luanda pela sua emblemática estrutura bem como pela rica e apaixonante história, configurando-se numa paragem obrigatória para quem visita o centro da cidade de Luanda.

Do ponto de vista turístico, oferece um incrível ambiente de lazer, muito por cinta da sua emblemática estrutura, historia e bela vista sobre a cidade de Luanda e o sempre maravilhoso mar.

Além deste aspecto, há nas imediações uma variedade de hotéis e restaurantes de grande nível como é o caso do Hotel Continental, Hotel Trópico e uma centena de lugares incríveis próximos ao observatório para completar a magnifica experiência.

Não deixe de visitar

O local é certamente uma boa opção para um passeio de fim de tarde para quem estiver nas proximidades, portanto, visite o Observatório Meteorológico de Luanda e viva uma experiência incrível.

pt_PTPortuguês